9 dicas para aproveitar o Mato Grosso no feriado prolongado

Localizado no coração do nosso Brasil, o estado do Mato Grosso é uma das boas opções para aproveitar um feriado prolongado. Já pensou em unir ecoturismo, turismo de aventura, Pantanal, cachoeiras, formações rochosas e lagos de águas transparentes? Tudo isso cercado de conforto e infraestrutura adequada para receber visitantes do mundo inteiro.

Assim é o Mato Grosso. Um destino que todo brasileiro deve conhecer, proteger e recomendar. Veja 9 dicas para aproveitar o Mato Grosso no feriado prolongado!

1. Conheça Cuiabá

Um dos bons motivos para escolher o Mato Grosso para descansar é a sua capital, Cuiabá. Porta de entrada para voos de diversas origens e ponto de partida para viagens ao interior, a cidade preserva construções com arquitetura colonial que fazem parte do patrimônio histórico. Além disso, museus e parques completam a programação do centro urbano.

2. Visite a Chapada dos Guimarães

A apenas 68 km da capital, Cuiabá, fica a Chapada dos Guimarães, um dos principais pontos turísticos do Mato Grosso. O parque nacional conserva a típica paisagem do cerrado e a biodiversidade tão própria desse tipo de vegetação. Com sorte, você poderá avistar o tamanduá-bandeira, um dos nossos símbolos nacionais; o lobo-guará e até uma onça-pintada.

Cachoeiras

Há, ainda, cerca de 487 cachoeiras dentro da reserva, sendo a Véu da Noiva, com queda de 86 metros, a mais imponente. Nas águas calmas dos rios que cortam o parque, também é possível praticar canoagem e rafting. Outros dos passeios imperdíveis são a cachoeira da geladeira e a do marimbondo, duas maravilhas cristalinas, ideais para um mergulho refrescante.

Cidade de Pedra

As atrações dentro da Chapada dos Guimarães não param por aí. Em um feriado prolongado, você pode ainda conhecer o sítio arqueológico, a Cidade de Pedra e, por fim, uma das paisagens mais deslumbrantes: a caverna Aroe Jari e a Lagoa Azul. Todo o lugar é esculpido por formações rochosas vermelhas, que lembram as ruínas de uma vila medieval, com a diferença que, aqui, tudo foi construído pela natureza.

3. Ande a cavalo

Ter um contato mais próximo com a natureza é um privilégio. Durante um feriado mais esticado, você pode visitar o Mato Grosso e praticar inúmeras atividades de ecoturismo.

Andar a cavalo, por exemplo, é uma delas. O turismo rural está muito em alta na região do Centro-Oeste e muitos turistas fazem trajetos cheios de simplicidade, cores, cheiros e sabores.

4. Banhe-se nas águas termais

Um feriado prolongado é uma regalia que deve ser aproveitada ao máximo. O Mato Grosso dispõe de uma infraestrutura para atender turistas do mundo inteiro, e uma boa parcela deles quer relaxar, ter contato com a natureza e colecionar experiências exclusivas.

Pensando nisso, o Parque Estadual de Águas Quentes, que fica a 85 km de Cuiabá, oferece banhos em águas termais, com temperaturas que variam entre 37ºC e 42ºC. Um complexo turístico também está localizado no local e oferece piscina aberta, tobogã, brinquedos aquáticos infantis, tirolesa, arborismo, pista de caminhada, piscina coberta e cachoeiras.

5. Desbrave o Pantanal

Passar um feriado prolongado no Mato Grosso é ter a oportunidade de conhecer um dos biomas naturais mais ricos e diversificados no mundo inteiro. O Pantanal é, sem dúvidas, um cenário surpreendente e deve ser visitado em seu roteiro de viagem. A variedade da fauna e flora presente nesse local é encantadora e permite, ao turista, realizar um verdadeiro safari entre espécies de animais e plantas que só existem por lá. Um passeio fantástico e inesquecível.

Transpantaneira

Uma das formas mais legais de explorar o Pantanal mato-grossense é por meio da famosa rodovia transpantaneira. Com seus, aproximadamente, 150 km de extensão, a estrada MT-060 conduz o visitante a uma viagem de surpresas e aventuras por esse paraíso selvagem. Ao mesmo tempo que você vai se deslumbrar com os cenários naturais, vai também se encantar com a riqueza cultural das comunidades e cidades que a estrada cruza.

Passeio de barco

Nem precisa dizer que um dos principais pontos de interesse de brasileiros e estrangeiros que visitam o Mato Grosso é descobrir as belezas do Pantanal. E são muitas!

Navegar pelas planícies alagadas e pelos rios que cortam esse ecossistema é uma experiência memorável, e há relatos de visualizações de jacarés, lontras, ariranhas e até onças-pintadas nas cabeceiras.

6. Encante-se por Nobres

Distante a 140 km da capital, Nobres é um pequeno município que tem paisagens que fazem jus ao seu nome. São piscinas de água cristalina, de um azul turquesa inigualável.

No recanto ecológico Lagoa Azul, os turistas podem vivenciar momentos únicos, como mergulhar entre centenas de espécies de peixes no aquário natural ou nadar no Rio Salobra. A diversão pode ser completada, ainda, com uma flutuação e um passeio de boia pelos rios e lagoas da cidade ou com uma caminhada pela mata até as principais cachoeiras da região.

7. Desfrute da culinária típica

Nem só a cenários paradisíacos se resume um feriado prolongado no Mato Grosso. O estado reserva ao visitante, também, uma rica e deliciosa variedade culinária de dar água na boca.

Com diversas influências gastronômicas, alguns pratos tradicionais fazem da mesa do mato-grossense uma verdadeira explosão de sabores. Entre os melhores pedidos, você poderá degustar a galinhada, o famoso arroz Maria Isabel, a Mojica de Pintado e o apetitoso furrundu, um doce preparado com mamão, rapadura, gengibre, cravo e canela.

8. Surpreenda-se com Jaciara

A pequena Jaciara fica situada em um planalto a 144 km de Cuiabá. A região é repleta de cavernas e formações rochosas com inúmeras pinturas rupestres que ainda decifram parte da pré-história brasileira. Uma verdadeira viagem no tempo. No entanto, as atrações não param por aqui. A cidade oferece também um roteiro de cachoeiras bem completo, como a da Fumaça, com mais de 30 metros de queda, assim como as da Mulata e a dos Bambus.

9. Aproveite uma das melhores estruturas hoteleiras do Brasil

Outro destaque que Mato Grosso merece é em relação à sua infraestrutura turística. Há agências de turismo, restaurantes e hotéis de qualidade espalhados em todo o estado. Em especial, a rede hoteleira conta com estabelecimentos de alto padrão de causarem inveja a outros estados brasileiros. Além de se surpreender com as paisagens paradisíacas, pode ter certeza de que seu feriado prolongado terá também noites muito confortáveis e seguras.

Essas são algumas dicas imperdíveis para um feriado prolongado em um dos estados brasileiros mais incríveis. Sem dúvidas, o Mato Grosso é o destino certo para sua próxima aventura.

Curtiu? Já deu vontade de arrumar a mochila e cair na estrada? Isso é porque você ainda não viu nada. Baixe agora mesmo nosso e-book grátis e encante-se com cada detalhe desse paraíso do Centro-oeste.

Sem comentários
  • Valeria
    Posted at 15:18h, 14 novembro Responder

    Simplesmente Maravilhoso!!!

Postar um comentário

Cadastre-se para ficar por dentro das nossas promoções e ofertas





Acompanhe a Rede de Hotéis Mato Grosso nas Redes Sociais

EnglishFrenchPortugueseSpanish