5 ações incríveis de endomarketing que você não pode deixar escapar

endomarketing

🕗 Atualizado em 03/02/2020

Como uma empresa pode conquistar clientes quando nem mesmo seus colaboradores estão engajados? Exatamente, é uma missão muito difícil. E é por isso que existe uma estratégia criada justamente com a finalidade de motivar e inspirar seus clientes internos. Essa estratégia é conhecida como endomarketing.

Se você ainda não aplica as ações de endomarketing em sua empresa, continue a leitura e descubra quais são elas e como podem beneficiar sua organização.

Significado de endomarketing

Endomarketing  — ou marketing interno  — nada mais é do que um conjunto de ações de marketing implementadas dentro da empresa.

Atualmente, entende-se que o sucesso da empresa também envolve o bem-estar dos colaboradores. Portanto, é importante que sintam que esse ambiente de trabalho é bom e enxerguem a empresa como o lugar em que gostam de trabalhar  — não só pelo salário, mas também por se sentirem felizes.

Dessa forma, o resultado bem-sucedido do endomarketing é uma empresa que tem uma boa imagem diante de seus colaboradores e da sociedade. Ou seja, é um lugar onde todos querem trabalhar e de onde ninguém quer sair.

Benefícios do endomarketing

O endomarketing é um conjunto de ações baseadas no marketing tradicional, que foram adaptadas para serem aplicadas no ambiente interno das empresas. Seus benefícios agregados são inúmeros e adaptáveis às necessidades de cada organização. Podemos listar alguns exemplos:

  • colaboradores mais motivados;
  • maior eficiência na comunicação;
  • melhoria do clima organizacional;
  • redução na rotatividade de funcionários;
  • maior produtividade;
  • alinhamento dos colaboradores com os objetivos da empresa.

Sendo assim, o endomarketing tem papel fundamental na empresa, pois, se bem feito, pode motivar resultados melhores dos funcionários, o que interfere diretamente no crescimento da organização.

É importante ressaltar também que o endomarketing é uma ação conjunta entre o Departamento de Marketing e o Departamento Pessoal ou de Recursos Humanos. Eles devem trabalhar em harmonia para identificar a melhor estratégia.

Assim, o papel do RH é detectar as necessidades dos colaboradores e ouvi-los. Com isso, o Marketing transformará esse resultado em ações, que serão aplicadas e acompanhadas para atingir os resultados esperados.

5 ações incríveis de endomarketing

Como dissemos, são muitas as possibilidades quando falamos em ações de endomarketing. O importante é sempre transmitir verdade e buscar atender aos desejos e às necessidades do cliente final, que, nesse caso, são os colaboradores.

Mas, para começar, indicamos cinco ações incríveis que você pode colocar em prática imediatamente.

1. Comunicação

A comunicação é a alma do endomarketing. Uma comunicação interna eficiente melhora o relacionamento entre colaboradores, faz com que se sintam incluídos e reforça os objetivos e valores da organização.

Use a imaginação e vá além do e-mail, criando canais de comunicação interativos, como uma rede social interna. Abra opções para que os colaboradores tirem dúvidas e enviem sugestões e garanta que sempre tenham uma resposta.

Uma empresa que utilizou bem essa estratégia foi a Best Buy — que vende produtos eletrônicos online. Depois de uma alta rotatividade de funcionários, implementaram uma rede social interna.

Nela, os colaboradores podiam conversar, trocar informações e aprender com qualquer funcionário da empresa, sem depender de cargos. O resultado foi uma maior motivação e o sentimento de pertencimento, o que melhorou os índices de desligamento.

2. Plano de carreira criativo

Muitos colaboradores desejam crescer profissionalmente em suas empresas, mas não têm acesso aos planos de carreira ou acham muito difíceis de serem alcançados. Isso pode ser extremamente desmotivador. Então, uma ideia é utilizar estratégias de storytelling, divulgando cases contados por pessoas que seguiram o plano de carreira e alcançaram seu objetivo.

A Accenture, empresa multinacional e de destaque na área de consultoria, é um caso de sucesso em medidas de plano de carreira. Ela incentiva e investe, por meio de bolsas e cursos, na qualificação de seus colaboradores para que avancem na carreira.

3. Programas de reconhecimento

O reconhecimento é uma ferramenta poderosa de motivação e aumento de produtividade. Ele incentiva os colaboradores a superarem as expectativas, entregar com mais qualidade e apresentar novas ideias. Além do reconhecimento público, é interessante oferecer premiações, como ingressos de cinema e teatro, aparelhos eletrônicos, vale-compras e viagens.

Um exemplo clássico de reconhecimento é o carro rosa da empresa de cosméticos Mary Kay. O programa “Troféu sobre Rodas” existe há 20 anos no Brasil e 50 anos nos Estados Unidos. Por meio dele, as melhores consultoras tornam-se diretoras da marca e recebem o direito de usar o famoso carro rosa.

4. Momentos de integração

Organizar momentos de integração e descontração com colaboradores, gestores e entre equipes é ótimo para melhorar o ambiente, aproximar as pessoas e derrubar barreiras e ideias preconcebidas. Não deixe de comemorar objetivos alcançados, aniversários do mês e promover happy hours constantemente.

Empresas de software, como a Google, são conhecidas por sua modernidade e seus ambientes descontraídos. Por isso, é fácil encontrar nelas comida e bebida disponíveis aos funcionários, salas de descanso e jogos, além de música para momentos de relaxamento.

Essa é uma forma de trabalho baseada na confiança de que o colaborador cumprirá seu dever e sentirá a responsabilidade de suas ações, além de promover a interação entre colaboradores.

5. Eventos corporativos

A inclusão dos eventos corporativos nas estratégias de endomarketing vai muito além das festas de fim de ano. Eles devem ser utilizados para fortalecer a cultura da organização, promover a integração e o desenvolvimento dos colaboradores.

Um grande evento, como exemplo bem-sucedido dessa estratégia, foi o Encontro Anual Santander, realizado em dezembro de 2017, com 40 mil colaboradores. Reunidos no estádio Allianz Park, os funcionários participaram de shows e outras atrações.

Independentemente do tipo de evento — palestras, treinamentos, campeonatos esportivos —, o importante é que ele gere experiências positivas aos participantes. Uma excelente opção são os eventos realizados em hotéis, com duração de um fim de semana, em que são realizadas atividades motivacionais.

Como vimos, o endomarketing é extremamente importante e efetivo no aprimoramento do clima de sua empresa e na motivação dos colaboradores. Então, que tal começar pela integração e organizar um evento corporativo?

Para ajudar no planejamento e na divulgação, veja estas 4 dicas indispensáveis de instagram para eventos!

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