5 ações incríveis de endomarketing que você não pode deixar escapar

Como uma empresa pode conquistar clientes quando nem mesmo seus colaboradores estão engajados? Exatamente, é uma missão muito difícil. E é por isso que existe uma estratégia criada justamente com a finalidade de motivar e inspirar seus clientes internos. Essa estratégia é conhecida como endomarketing.

Se você ainda não aplica as ações de endomarketing em sua empresa, continue a leitura e descubra quais são elas e como podem beneficiar sua organização.

Benefícios do endomarketing

O endomarketing é um conjunto de ações baseadas no marketing tradicional, que foram adaptadas para serem aplicadas no ambiente interno das empresas. Seus benefícios agregados são inúmeros e adaptáveis às necessidades de cada organização. Podemos listar alguns exemplos:

  • colaboradores mais motivados;
  • maior eficiência na comunicação;
  • melhoria do clima organizacional;
  • redução na rotatividade de funcionários;
  • maior produtividade;
  • alinhamento dos colaboradores com os objetivos da empresa.

5 ações incríveis de endomarketing

Como dissemos, são muitas as possibilidades quando falamos em ações de endomarketing. O importante é sempre transmitir verdade e buscar atender aos desejos e necessidades do cliente final, que, neste caso, são os colaboradores.

Mas, para começar, indicamos cinco ações incríveis que você pode colocar em prática imediatamente.

1. Comunicação

A comunicação é a alma do endomarketing. Uma comunicação interna eficiente melhora o relacionamento entre colaboradores, faz com que se sintam incluídos e reforça os objetivos e valores da organização.

Use a imaginação e vá além do e-mail, criando canais de comunicação interativos, como uma rede social interna, por exemplo. Abra opções para que os colaboradores tirem dúvidas e enviem sugestões e garanta que sempre tenham uma resposta.

2. Plano de carreira criativo

Muitos colaboradores desejam crescer profissionalmente em suas empresas, mas ou não têm acesso aos planos de carreira ou acham muito difíceis de alcançar. Isso pode ser extremamente desmotivador. Então, uma ideia é utilizar estratégias de storytelling, divulgando cases contados por pessoas que seguiram o plano de carreira e alcançaram seu objetivo.

3. Programas de reconhecimento

O reconhecimento é uma ferramenta poderosa de motivação e aumento de produtividade. Ele incentiva os colaboradores a superarem as expectativas, entregar com mais qualidade e a apresentar novas ideias. Além do reconhecimento público, é interessante oferecer premiações como, por exemplo, ingressos de cinema e teatro, aparelhos eletrônicos, vale-compras e viagens.

4. Momentos de integração

Organizar momentos de integração e descontração com colaboradores, gestores e entre equipes é ótimo para melhorar o ambiente, aproximar as pessoas e derrubar barreiras e ideias preconcebidas. Não deixe de comemorar objetivos alcançados, aniversários do mês e promova happy hours constantemente.

5. Eventos corporativos

A inclusão dos eventos corporativos nas estratégias de endomarketing vai muito além das festas de fim de ano. Eles devem ser utilizados para fortalecer a cultura da organização, promover a integração e o desenvolvimento dos colaboradores.

Independentemente do tipo de evento — palestras, treinamentos, campeonatos esportivos — o importante é que gere experiências positivas aos participantes. Uma excelente opção são os eventos realizados em hotéis, com duração de um fim de semana, em que são realizadas atividades motivacionais.

Como vimos, o endomarketing é extremamente importante e efetivo no aprimoramento do clima de sua empresa e motivação dos colaboradores. Então, que tal começar pela integração e organizar um evento corporativo?

Para ajudar no planejamento e divulgação, veja essas 4 dicas indispensáveis de instagram para eventos!

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