Fique por dentro: 6 tipos de eventos corporativos e suas vantagens!

Eventos são momentos muito vantajosos para as empresas, seja para unir e conectar o público interno seja para reforçar a marca e se relacionar melhor com os clientes e parceiros.

Para cada tipo de situação existe uma cerimônia que atenderá aos objetivos principais. Muitos são os tipos de eventos corporativos e é preciso atenção na organização de cada um deles.

Você conhece alguns desses diferentes tipos? Listamos 6 para você, confira!

1. Congressos

Os congressos são eventos de grande porte com o objetivo de reunir nomes de referência sobre determinado assunto.

Eles podem ser regionais, nacionais ou internacionais e acontecem com uma longa duração, geralmente durando uma semana.

Dentro do dele acontecem diversas atividades como palestras, debates, mesas redondas, apresentações de trabalho, entre outros, tudo girando em torno do assunto de referência.

As atividades num congresso podem acontecer de forma simultânea, dessa forma, é preciso uma boa estrutura para atender a um grande público em diversas atividades ao mesmo tempo.

2. Feiras

A feira é um dos tipos de eventos corporativos que envolve a exposição de produtos ou serviços com objetivo de gerar vendas e novos negócios, reunindo diversas empresas.

A estrutura geralmente é organizada com estandes, em que os expositores oferecem o que tem de melhor para o público.

As feiras podem ser dos mais diversos temas, reunindo empresas que enxerguem oportunidade de contatos naquele setor.

Os organizadores de feiras definem regras muito especificas para que o evento ocorra da melhor forma para organização, público e expositores.

Nos locais de exposição é comum ocorrer palestras, roda de conversas, sessão de autógrafos, entre outras atividades interativas.

3. Conferências

A conferência tem um tom mais formal, com o objetivo de reunir especialistas para discutir determinados assuntos.

Nesse tipo de evento não são permitidos debates, os participantes são apenas ouvintes e eventuais perguntas são feitas somente por escrito e lidas pela mesa ao final da apresentação.

4. Workshops

Os workshops são eventos práticos com o intuito de promover conhecimento aos participantes, unindo a teoria à prática.

São semelhantes a cursos, porém, com formato mais rápido e interativo. A dinâmica, geralmente, ocorre com a exposição breve da teoria do conteúdo, seguida de discussão e atividades práticas em grupos ou individuais.

É um evento eficiente para os treinamentos, pois o conhecimento é rapidamente absorvido por meio de experiências em grupo.

5. Seminários

Os seminários são apresentações ministradas por profissionais especializados com o objetivo de que os participantes desenvolvam suas capacidades sobre o tema abordado.

Esse tipo de evento além de presencial pode ser feito por meio de transmissões ao vivo, com os seminaristas em outros lugares e debates com o público de forma online, com a ajuda de um facilitador.

Seminários costumam seguir uma metodologia mais elaborada, por se tratar de um encontro com pontos de vistas científico, experimental e humano.

6. Confraternizações

As confraternizações são celebrações para os públicos internos ou até mesmo parceiros e fornecedores. Elas têm o objetivo de reunir as equipes e causar mais interação entre os colaboradores.

Podem ser feitas por diversos motivos, como fim de ano, cumprimento de metas, aniversariantes do mês, entre outros.

Eventos, de qualquer tipo que sejam, têm diferentes objetivos e geram bons resultados para as empresas. Organizar tais atividades requer atenção e muitos passos para que o retorno seja como o esperado.

Você já promoveu algum desses 6 tipos de eventos corporativos? Agora que você sabe um pouco mais sobre alguns deles, comece a pensar no próximo que quer organizar.

Aproveite para continuar por dentro de todas as dicas sobre eventos seguindo nossos perfis nas redes sociais. Estamos no FacebookInstagramTwitter e YouTube.

Sem comentários

Os comentários estão fechados.

Cadastre-se para ficar por dentro das nossas promoções e ofertas





Acompanhe a Rede de Hotéis Mato Grosso nas Redes Sociais

EnglishFrenchPortugueseSpanish