Quais são os melhores destinos de águas termais no Brasil?

águas termais no Brasil

🕗 Atualizado em 10/01/2020

No Brasil, as águas termais são muito procuradas devido às suas propriedades medicinais e terapêuticas. Elas ajudam no tratamento de dores e doenças crônicas. Mas o melhor de tudo é que esses benefícios podem ser aproveitados com muito lazer!

Isso porque as águas termais estão entre os principais atrativos de diversos lugares do país, especialmente no estado do Mato Grosso. São piscinas, duchas, saunas e muito mais. Elas contribuem para o clima da região, que é um pouco mais seco, e atraem visitantes durante o ano todo. Além das belezas, as águas termais ainda promovem uma série de benefícios terapêuticos.

Ficou interessado e pensa em planejar sua próxima viagem? Para saber onde encontrar tudo isso, preparamos uma lista especial. Você vai encontrar os melhores destinos brasileiros para você aproveitar suas vantagens medicinais. Continue a leitura para se surpreender!

Quais são os principais lugares com águas termais no Brasil?

O Brasil é um país privilegiado em destinos com esse tipo de atrativo. É possível dar um mergulho em lugares que têm águas termais do Nordeste ao Sudeste, passando pelo Centro-Oeste e Sul do país.

De piscinas naturais e parques até spas e hotéis, há passeios para todos os perfis de turista. Nos tópicos a seguir, você poderá conferir uma lista com destinos incríveis de cada região para incluir no seu roteiro!

Centro-Oeste

Santo Antônio do Leverger – MT

Começando pelo Centro-Oeste, a cidade de Santo Antônio do Leverger, no Mato Grosso, é uma das melhores opções para curtir as águas termais e apreciar o ecoturismo no Brasil. É nela que está o Parque Estadual de Águas Quentes, uma imensa unidade de preservação ambiental com diversas fontes.

Outro ponto de destaque da região é sua localização, a apenas 85 quilômetros da capital, Cuiabá. Isso torna a experiência de aproveitar os 42 graus das termas e o contato com a natureza ainda mais agradável.

Barra do Garças – MT

O Mato Grosso é mesmo um espetáculo extra. Com um ecossistema que inclui três biomas distintos e uma culinária de dar água na boca, o estado conta, ainda, com outros municípios beneficiados pelas águas termais, como Barra do Garças.

A cerca de 500 quilômetros de Cuiabá, a cidade comporta o Parque das Águas Quentes, uma área verde no meio do Pantanal que é cuidada pela prefeitura e possui banhos com mais de 40 graus de temperatura, sem falar na infraestrutura com restaurantes, toboágua e até um “rio da preguiça”. Incrível, não é mesmo?

Primavera do Leste e Poxoréo – MT

Continuando a desbravar o Mato Grosso, chegamos às cidades de Primavera do Leste e Poxoréu, a 245 quilômetros de Cuiabá, que possuem águas quentes com temperaturas que superam os 45 °C.

Mas, para quem quer se refrescar, também há piscinas frias e espaço para camping. É a junção perfeita para quem quer ficar em paz pertinho da natureza!

Juscimeira – MT

Na direção leste do estado, pegamos a BR-070, saindo de Cuiabá, e chegamos a Juscimeira (são 160 quilômetros de estrada). O município merece sua visita porque é a terra de alguns termas particulares — e abertos para visitação — com piscinas quentes e área de diversão para a criançada.

Rondonópolis – MT

Seguindo o passeio pelo Mato Grosso, vamos, por fim, a Rondonópolis (a 217 quilômetros de Cuiabá), onde foi construída a Cidade de Pedra.

O local abriga um verdadeiro complexo de águas termais com piscinas, playgrounds, fazendinha para as crianças, áreas de pesca e para visitação de animais. Além disso, o espaço oferece restaurante, lanchonete e salão de jogos.

Rio Quente – GO

Rio Quente, em Goiás, é um conhecido destino de águas termais no Brasil que abriga o único rio de águas quentes do mundo, com temperaturas de 26 a 47 graus.

Nessa região, há muitas opções de lazer aos visitantes. Os destaques são os parques aquáticos de águas termais que contêm uma grande variedade de piscinas, toboáguas e outros brinquedos. Fora isso, oferecem até mesmo praia artificial, que lembra — e muito! — o litoral.

Chapada dos Veadeiros – GO

No meio das vastas cachoeiras do Cerrado, existem algumas opções de águas termais na imensidão da Chapada dos Veadeiros, em Goiás. Elas ficam em propriedades privadas que foram chamadas de Éden e Morro Vermelho.

As estruturas são simples, com piscinas pequenas, porém perfeitas para relaxar e aproveitar um banho terapêutico. Lá, é possível aproveitar esse atrativo à noite, observando as estrelas. Já imaginou?

Caldas Novas – GO

No interior de Goiás, está outra maravilha termal. A cidade de Caldas Novas, localizada a apenas 270 quilômetros da capital Goiânia, tem muito a oferecer quando o assunto são águas termais.

Com milhares de visitas por ano, o lugar parece ótimo para receber o turista durante todas as estações — do inverno ao verão — com uma estrutura de resorts, hotéis e pousadas para desfrutar dos benefícios naturais.

Nordeste

Mossoró – RN

No Nordeste, um dos únicos destinos com águas termais é Mossoró, no Rio Grande do Norte. A cidade conta com um grande complexo hoteleiro e de lazer, que oferece diversas piscinas, com temperaturas que variam entre 30 e 58 graus.

Nessa região, as águas são ricas em minerais, como ferro e magnésio, que proporcionam muitos benefícios terapêuticos, tornando a cidade uma boa alternativa para o turismo de saúde.

Sudeste

Águas de Santa Bárbara – MG

Às margens do rio Pardo, a pequena cidade de Águas de Santa Bárbara, em Minas Gerais, é mais um dos imperdíveis destinos de águas termais no Brasil.

Além das cachoeiras e corredeiras, ideais para praticar boia cross e rafting, a cidade oferece dois balneários (Mizael Marques Sobrinho e Parque das Águas), onde é possível realizar os banhos terapêuticos e ficar pertinho da natureza.

Araxá – MG

Quem pensa que o estado de Minas Gerais tem apenas com uma opção de águas termais está muito enganado. A cidade de Araxá, a 380 quilômetros da capital mineira, é um verdadeiro paraíso para quem gosta de relaxar em meio às térmicas naturais.

No município, ainda há uma rede hoteleira para hóspedes e visitantes desfrutarem dos benefícios das termas, com banheiras, piscinas e serviços especiais.

Poços de Caldas – MG

Seguindo o passeio pelo interior de Minas, vamos até o Sul do estado para encontrar aquela que é considerada a primeira casa termal do país na modernidade. Estamos falando do Thermas Antonio Carlos.

O estabelecimento é aberto para quem deseja aproveitar as propriedades medicinais das águas termais, com pacotes que incluem ducha, sauna, banho e até mecanoterapia – tudo isso em um belíssimo edifício com traços clássicos.

Águas de Lindóia – SP

Localizada no estado de São Paulo, essa cidade tem águas termais que emergem do solo a 28 graus e abastecem diretamente as diversas piscinas de clubes e parques locais. Fora das atividades de lazer, também há alternativas para quem busca serviços terapêuticos.

É possível aproveitar as duchas escocesas (um tipo de ducha com fortes jatos de água) e hidromassagem para proporcionar massagens relaxantes. Por fim, há diferentes fontes de água mineral espalhadas pela cidade.

Olímpia – SP

Ainda no estado paulista, a cidade de Olímpia abriga o famoso Parque Thermas dos Laranjais, que conta com um cenário incrível, composto por mais de vinte piscinas de águas termais, enfeitadas com coqueiros e areia branca.

Os atrativos vão muito além dos banhos e mergulhos. Sua estrutura oferece espaços com ondas artificiais, tirolesa e rios com correnteza. Além disso, existe uma piscina de ressurgência, em que você nunca afunda. Incrível, não é mesmo?

Sul

Foz do Iguaçu – PR

A dica para quem busca águas termais na região Sul do país é Foz do Iguaçu, no Paraná, um destino famoso, principalmente, pelas imensas cataratas. Nessa cidade, as águas hidrotermais são extraídas do Aquífero Guarani, considerado a maior piscina subterrânea do mundo.

Piratuba – SC

A pequena e simpática Piratuba fica localizada no interior de Santa Catarina, e o carro-chefe do turismo da região é o Parque Termal Municipal, com águas que chegam a 38 graus de temperatura.

Além disso, o turista pode aproveitar as diversas duchas espalhadas pelo parque, as opções de piscinas abertas e fechadas e um enorme chafariz com jatos de água que chegam a mais de 30 metros de altura.

Marcelino Ramos – RS

No norte do estado do Rio Grande do Sul, Marcelino Ramos é rodeada de muito verde, entre montanhas, florestas e vales imensos, e oferece uma excelente estrutura para o visitante que quer aproveitar um mergulho com propriedades medicinais.

Ao lado do Lago do Uruguai, um cenário perfeito para a prática de esportes náuticos, fica localizado o parque de águas termais Marcelino Ramos, considerado uma das principais atrações da região. Lá, as temperaturas têm, em média, 40 graus, mas em alguns pontos pode chegar aos 45.

Além disso, as propriedades terapêuticas das águas termais podem ser aproveitadas nas piscinas de resorts e spas locais.

Por que escolher destinos com águas termais?

Você ainda não sabe quais são as propriedades terapêuticas e todos os benefícios que as águas termais proporcionam? É hora de ter uma motivação a mais para visitar esses destinos. Isso porque, além do relaxamento, as altas temperaturas podem ser muito benéficas para o corpo e a alma. Veja a seguir.

Promove bem-estar

Águas a 42 graus dão a sensação de bem-estar e afastam sentimentos típicos da depressão e mau humor. A temperatura elevada privilegia um relaxamento total do corpo e da mente, sendo indicada para quem busca um refúgio em meio à correria da “vida real”.

Relaxa o corpo

Uma das vantagens percebidas de forma mais imediata é o relaxamento do corpo como um todo. A água quente contribui com a sensação de descanso e é como uma massagem nos músculos. É a melhor opção para quem quer escapar de um dia a dia atribulado e precisa de um tempo de autocuidado.

Reduz dores pelo corpo

Tanto as dores diárias quanto aquelas causadas por inflamações, como a artrose e a artrite, podem ser aliviadas com águas em altas temperaturas. As águas termais diminuem a tensão muscular e geram um alívio imediato da dor. O mesmo vale para dores de cabeça e cefaleias.

Melhora a circulação do sangue pelo corpo

A água quente das piscinas termais também ajuda na circulação sanguínea. Essa característica é extremamente benéfica para aliviar dores nas costas e melhorar o funcionamento do organismo como um todo.

Diminui a pressão arterial

Quem tem pressão alta também pode aproveitar as vantagens das piscinas com águas termais. A água quente, por ser vasodilatadora, promove a boa circulação do sangue e contribui com o transporte de oxigênio até os órgãos internos.

Melhora problemas respiratórios

Se você sofre de asma, rinite ou outros problemas do sistema respiratório, pode apostar nas águas quentes para alívio dos sintomas. Isso porque o vapor eliminado pela piscina limpa as vias nasais e ajuda na melhora da respiração. Crianças e bebês também podem ser beneficiados, quando acompanhados dos pais e responsáveis.

É importante, no entanto, tomar alguns cuidados para aproveitar as águas da melhor forma possível. Como a temperatura é de 42 graus, é importante evitar o choque térmico e cuidar com as diferenças de temperatura. Também é indicado tomar uma ducha antes de entrar na piscina, para que o corpo se acostume com o calor da água.

Já deu para perceber que, no Brasil, há muitas opções de lugares para visitar, não é mesmo? E para aproveitar bem o seu passeio em um destino de águas termais, a dica é escolher uma hospedagem com boa infraestrutura, pois essa decisão terá influência direta nos seus dias de descanso. Assim, você poderá usufruir das propriedades medicinais e ter muito conforto para relaxar nas férias.

No Hotel Mato Grosso Águas Quentes você pode aproveitar diversas piscinas de águas termais, favorecendo-se com o alívio do tempo seco e as vantagens terapêuticas das águas quentes.

Gostou das nossas dicas sobre lugares com águas termais no Brasil? Então aproveite e planeje agora mesmo sua próxima viagem em um estado repleto de paisagens inesquecíveis e natureza por todos os lados. Entre em contato com a gente e confira as opções que temos para seus momentos de lazer!

Sem comentários

Os comentários estão fechados.

Cadastre-se para ficar por dentro das nossas promoções e ofertas





Acompanhe a Rede de Hotéis Mato Grosso nas Redes Sociais

EnglishFrenchPortugueseSpanish