Ecoturismo: o que é e como aproveitar a natureza

Turismo é algo muito bom de ser feito, mas, em meio a tanto consumo e gasto desenfreado, ele pode prejudicar a natureza. Em alternativa a isso, existe o ecoturismo, ou turismo ecológico.

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente e a Embratur, o “ecoturismo é um segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações”.

Ou seja, o ecoturismo mostra que o turismo pode ser uma atividade econômica que não cause danos, mas que seja benéfica para os praticantes e para o meio ambiente.

Por isso, além de belos destinos, a experiência nessa oferta turística é diferenciada e completa. Além de se pensar em transporte, hospedagem e alimentação, existem muitas atividades que promovem a interação das pessoas com o meio ambiente, aumentando, assim, sua atitude de conservação e preservação.

Você já fez ou pensou em fazer uma viagem dessa forma? Confira alguns motivos para praticar o ecoturismo!

Contato com a natureza

Por mais que você seja uma pessoa que ama a agitação das cidades, é sempre bom e revigorante ter um tempinho com a natureza, belas paisagens e ar fresco, não é?

No ecoturismo essa presença da natureza é a principal atividade. É possível praticar esportes ao ar livre, fazer trilhas, conhecer cachoeiras, ver incríveis manifestações da natureza nas paisagens e observar a fauna e a flora do ambiente em que estiver.

Alivia o estresse

A rotina agitada do dia a dia, o excesso de trabalho e os problemas do cotidiano fazem com que as pessoas vivam muito nervosas, ansiosas e com dores causadas por tanto estresse. Para melhorar isso, só tirando o pé do acelerador.

As viagens são os momentos ideais para isso, já que dão uma pausa no corpo e na mente, dão bem-estar, relaxamento e aliviam as tensões. Viajar faz bem para a saúde e só agrega bons e memoráveis momentos.

Muda perspectivas

O ecoturismo e a sua possibilidade de contato intenso com a natureza fazem com que as pessoas mudem um pouco suas formas de ver o cotidiano. Com a conscientização que traz esse tipo de viagem, surgem reflexões e pequenas mudanças que podem ser feitas no dia a dia para impactar positivamente o meio em que se vive.

Além disso, se sentir parte da natureza te deixa mais aberto para novas experiências e novos momentos fora do comum.

Proporciona diversão

É claro que, além de reflexões, as viagens são pensadas para se divertir, não é mesmo? Não faltarão momentos inesquecíveis e de diversão no ecoturismo. As muitas possibilidades de praticar esportes, explorar trilhas, mergulhar em cachoeiras e diferentes rios vai te dar muita chance de lazer.

Mesmo para aqueles não muito radicais, existem muitas opções mais calmas e que agradam a todos os estilos de viajantes.

E então, já começou a se animar para praticar o ecoturismo? Além de respeitar o meio ambiente, não faltarão bons momentos e muito bem-estar pessoal. Aproveite as dicas e já comece a se planejar! Saiba por que escolher um hotel sustentável para sua hospedagem!

Comments

comments



Assine nossa Newsletter





Acompanhe a Rede de Hotéis Mato Grosso nas Redes Sociais

EnglishFrenchPortugueseSpanish