12 curiosidades do Pantanal que você precisa conhecer

curiosidades do pantanal

🕗 Atualizado em 03/02/2020

Certos lugares despertam grande fascínio nas pessoas sem ao menos terem pisado na região, apenas por ouvirem falar ou terem lido algo a respeito. Isso acontece bastante quando são pesquisadas algumas curiosidades do Pantanal.

É impossível alguém se sentir indiferente a um dos destinos mais procurados do Brasil e que possui um dos maiores biomas do planeta. Por isso, listamos 12 curiosidades que você precisa conhecer sobre o Pantanal antes de viajar. Acompanhe!

1. Povos nativos

Os primeiros habitantes da região do Pantanal foram os povos indígenas Xaraés, que deram origem ao primeiro nome do lugar: Mar dos Xaraés. Eles se concentravam nas nascentes do Rio Paraguai e, segundo informações, eram possuidores de muito ouro e prata.

Com a ocupação do Pantanal, a sociedade foi transformada. Hoje o povo pantaneiro é formado por comunidades indígenas, como os índios Guató, por quilombolas, como a comunidade de Mata Cavalo, pelos descendentes de paraguaios e bolivianos e também por pessoas de outros estados.

2. Número de habitantes

Segundo dados recentes, a população do Pantanal foi estimada em 3 milhões de habitantes, sendo que a área compreende vários municípios dos estados do Mato Grosso, como Cáceres, Poconé e Curvelândia, e do Mato Grosso do Sul, como as famosas cidades turísticas de Corumbá, Bonito e Bodoquena.

3. Fronteiras

A área de 250 mil quilômetros quadrados do Pantanal faz fronteira com o sul do Mato Grosso, noroeste do Mato Grosso do Sul, leste da Bolívia e norte do Paraguai. Sendo 60% desse território pertencente ao Brasil.

Para o turismo, a região das fronteiras é um ponto importante para atividades como os cruzeiros fluviais, que atraem turistas — inclusive estrangeiros — em busca do ecoturismo.

4. Tamanho do Pantanal

O Pantanal está localizado em uma área total de 250 mil quilômetros quadrados, sendo que a maior parte está no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul, e o restante dividido entre Bolívia e Paraguai. Para alcançar o tamanho gigantesco de sua extensão territorial, é necessário juntar quatro países europeus, como Bélgica, Suíça, Portugal e Holanda.

Dentre suas áreas mais importantes está o Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense. Criado em 1981, é uma grande área de preservação com 135 mil hectares, onde o turismo é limitado.

5. Atividade econômica

Por ser uma região em que se formam pastos naturais, a criação de bovinos se tornou uma importante atividade econômica para o lugar. Além da pecuária, a pesca e o turismo têm levado muitas pessoas para o Pantanal, aquecendo a economia local.

Um dos passeios mais famosos é o de chalana. Típica embarcação da região, ela tem fundo plano e grande porte, sendo muito utilizada para o transporte de pessoas nos rios pantaneiros.

6. Fauna e flora

O Pantanal é considerado a região com a maior concentração de animais por quilômetro quadrado, tendo em torno de 400 espécies de peixes, 6.656 tipos de aves, entre outros, vivendo em perfeito equilíbrio.

A sua flora também é gigantesca, com mais de 3.500 espécies de plantas terrestres e aquáticas. Portanto, é um dos ecossistemas mais ricos do planeta e é considerado o bioma mais preservado do mundo.

7. Animais selvagens

A serpente sucuri é também conhecida na região como anaconda verde. Seu comprimento chega a atingir mais de 6 metros e ela não para de crescer. Além disso, podem chegar a 230 quilos e viver por 30 anos.

Por incrível que pareça, a sucuri não tem o hábito de comer pessoas, mas sim animais da floresta de diferentes tamanhos. Seus olhos e nariz se localizam na parte de cima da cabeça, para que ela possa ver a sua presa sem precisar mostrar seu corpo.

Depois de se alimentarem, elas passam semanas digerindo a presa ao sol. Por isso, é comum avistá-las nas beiras dos rios.

8. O Dia do Pantanal

Para quem não sabe, existe um dia do ano em que se é comemorado o Dia do Pantanal. Em memória do ambientalista Francisco Anselmo de Barros, que deu sua vida pelas questões ambientais na região, em 2008 foi estabelecido o dia 12 de novembro como dia oficial do Pantanal.

9. Alta temporada

A alta temporada no Pantanal vai de junho a setembro — quando chove menos, as águas estão mais baixas, a temperatura mais agradável e as noites estreladas. Por isso, é o melhor período para desfrutar e apreciar a beleza do lugar.

Esse é o momento para quem gosta de pescar, pois essa atividade é proibida de novembro a fevereiro devido à piracema, época de migração e reprodução dos peixes.

10. Símbolo do Pantanal

Com uma variedade esplêndida, existem espécies que se destacam na fauna pantaneira. Uma delas é o tuiuiú, ou jaburu. Encontrada em outros países da América, cerca de metade da população da espécie vive no Brasil. Por isso, não é à toa que ela tenha sido declarada símbolo do Pantanal, sendo a maior ave da região, com 1,60 metros de altura e 3 de envergadura!

11. Espécies incríveis

Uma espécie rara, mas que foi encontrada no Pantanal em 2010, é o Vampyrum spectrum ou morcego-fantasma-grande. Esse morcego é o maior das Américas, podendo chegar a uma envergadura de 1 metro. Apesar do nome científico de vampiro, é uma espécie carnívora que se alimenta de pequenos roedores e até de outros morcegos.

O Pantanal também é reduto de espécies que correm risco de extinção. Uma delas é a arara-azul, que hoje — devido a vários projetos de preservação e conscientização da população — começa a sair do risco de extinção.

Outra famosa espécie é a onça-pintada. Sendo o terceiro maior felino do mundo e o maior do continente americano, a onça está extinta nos Estados Unidos e sua população no Brasil também é pequena e ameaçada. Com sua caça ilegal e a ocupação humana de seu habitat natural, o Pantanal se torna um refúgio para a espécie, por isso é tão importante a sua preservação.

12. Reserva da Biosfera Mundial

O Pantanal é a maior planície alagada do mundo, sendo declarado pela Unesco, em 2000, como Reserva da Biosfera Mundial. O título é condizente com a abundância de espécies e de água, recebendo bilhões de litros por dia de rios como o Paraguai — 8º maior rio da América do Sul — que banha 4 países: Bolívia, Brasil, Paraguai e Argentina.

Agora que você conheceu algumas curiosidades do Pantanal, deve ter ficado com mais expectativas para conhecer esse paraíso selvagem. Organize sua viagem e se prepare para visitar um dos lugares mais fascinantes do mundo.

Quer ajuda para montar um roteiro com experiências únicas? Confira as melhores atrações do Pantanal!

Sem comentários

Os comentários estão fechados.

Cadastre-se para ficar por dentro das nossas promoções e ofertas





Acompanhe a Rede de Hotéis Mato Grosso nas Redes Sociais

EnglishFrenchPortugueseSpanish