Veja 5 dicas espertas para quem vai acampar pela primeira vez

Viajar acampando proporciona uma experiência diferente do seu destino de férias. A principal vantagem é o contato direto com a natureza. Mas essa também é uma oportunidade de curtir o passeio mais à vontade, fazer novas amizades e até estreitar laços familiares.

Para os campistas experientes, que já adotaram esse estilo, planejar um acampamento é bem mais fácil. Porém, quem vai acampar pela primeira vez normalmente tem uma série de dúvidas sobre o que fazer para o passeio ser um sucesso. Se esse é o seu caso, confira agora cinco dicas para organizar o seu primeiro acampamento.

1. Escolha um destino interessante

Esse é o primeiro passo. Pode parecer óbvio, mas como você vai acampar é importante que o local escolhido tenha áreas destinadas ao camping, onde seja possível se conectar com a natureza, seja ouvindo o canto de pássaros, contemplando um céu estrelado ou uma bela cadeia de montanhas.

Uma boa opção para esse tipo de atividade é o Pantanal matogrossense. Afinal, a maior planície alagada do mundo é um show de natureza. Tem águas cristalinas, cachoeiras, grutas, sítios arqueológicos, animais selvagens, como onças-pintadas, jacarés, várias aves, entre outros.

2. Selecione um camping com boa estrutura

Depois de eleito o destino, é hora de escolher um dos campings disponíveis na região. Para os marinheiros de primeira viagem, a recomendação é optar por um local que tenha pelo menos estrutura básica, como banheiro e chuveiro quente, e que não seja muito isolado.

É importante verificar também qual a distância do camping até o centro urbano mais próximo. Caso você precise comprar alguma coisa ou tenha um problema, é bom não estar longe da cidade.

3. Compre uma barraca de qualidade

Se você ainda não tem, a primeira coisa que vai precisar comprar ou ao menos pegar emprestado é uma barraca. Lembre-se que durante o acampamento ela será sua casa e, portanto, deve ser escolhida com muito carinho.

Veja os principais aspectos para observar na hora de comprar uma barraca:

  • escolha o modelo
    • as iglus são as mais utilizadas e podem ser simples (com apenas um ambiente), com uma parte na frente que pode ser fechadas até o chão, além do espaço interno, ou com quartos;
    • a estrutural ou bangalô é ideal para famílias, pois possui divisões de dois ou três quartos e espaço para improvisar uma sala;
    • a canadense vem em formato triangular e é bastante resistente, porém pesada. Não é uma boa para quem precisa percorrer longas distâncias a pé para acampar.
  • verifique se a barraca é à prova de chuva, pois nem todas são impermeáveis;
  • compare preço e qualidade: nem sempre a opção mais barata será a melhor para a sua viagem.

4. Fique atento ao tempo

Antes de fechar a data do seu acampamento, verifique a previsão do tempo para o seu destino. A ideia é evitar chuvas, ventos e temporais ao acampar pela primeira vez, principalmente se a sua barraca não for impermeável.

Claro que, às vezes, esse tipo de situação pode ser inevitável. Mas não custa nada tentar assegurar que a sua primeira experiência em um camping seja o mais agradável possível.

5. Leve itens essenciais

A bagagem para um acampamento acaba ficando maior do que quando você vai se hospedar no conforto de um hotel ou pousada. É necessário levar itens básicos para garantir a sua sobrevivência durante alguns dias na natureza. Veja a nossa sugestão de checklist:

  • papel higiênico, pois a maioria dos campings não disponibiliza;
  • extensão elétrica se você vai depender de energia para algum equipamento;
  • canivete para abrir garrafa, cortar alguma coisa, etc.;
  • isqueiro para cozinhar, por exemplo, ou usar em alguma emergência;
  • lanterna será muito útil à noite, pois alguns campings não têm iluminação na área das barracas;
  • isolante térmico para se proteger caso a temperatura caia muito de madrugada;
  • repelente para espantar os mosquitos;
  • kit de primeiros socorros;
  • sacos plásticos para guardar lixo, roupas molhadas, etc.

O que você achou das nossas dicas para acampar pela primeira vez? Agora que você já sabe melhor como organizar esse tipo de passeio, está mais animado para fazer um camping? Deixe o seu comentário no post e compartilhe com a gente a sua opinião!

 

Ebook - Por que escolher mato grosso para sua próxima viagem?

Sem comentários

Postar um comentário

Cadastre-se para ficar por dentro das nossas promoções e ofertas





Acompanhe a Rede de Hotéis Mato Grosso nas Redes Sociais

EnglishFrenchPortugueseSpanish