Escolha um bom palestrante para eventos. Entenda como aqui!

Encontrar um bom palestrante para eventos parece uma tarefa simples, mas não é bem assim. Afinal, não se trata apenas de escolher alguém para falar sobre determinado assunto para o público e pronto. Uma palestra deve ser cativante, provocar o interesse daqueles que a assistem e, principalmente, agregar algum valor aos participantes. 

Por isso, preparamos este post com algumas dicas básicas para escolher um bom palestrante de eventos e dar o destaque especial que a sua produção merece. Quer saber mais? Então continue a leitura e tome nota de tudo! Vamos lá! 

Escolha um palestrante de acordo com o perfil do evento 

Um bom palestrante para eventos não é simplesmente uma pessoa que vai falar sobre determinado assunto, mesmo que ela o domine. Diversos outros fatores devem ser considerados para que a proposta do evento faça mais sentido.

Imagine que o tema da palestra seja “sustentabilidade”, com o público formado por estudantes na faixa de 20 anos. A produção preparou um ambiente mais à vontade, num hotel com ar livre, uma decoração mais jovem etc. No entanto, o palestrante convidado, apesar de conhecedor e especialista no assunto, tem uma linguagem muito técnica e pouco didática para o público-alvo. Ou seja, fica incompatível e, certamente, não vai agradar aos participantes, entende? 

Defina uma proposta de valor 

Um bom palestrante para eventos também não é sinônimo de preços exorbitantes. Conforme citamos no exemplo acima, o perfil do profissional e a forma de se comunicar pode ser muito mais útil ao evento do que propriamente os seus diplomas e certificados, que é, basicamente, o que mede os preços de palestras do mercado. 

Portanto, não utilize apenas o parâmetro “preço” para escolher um bom palestrante para eventos. Leve em consideração o custo-benefício e o valor que ele poderá agregar à produção. 

Confira as últimas atuações do palestrante e seu histórico 

Um bom palestrante de eventos não vive apenas de tempo de experiência e conhecimento. É fundamental ser uma referência naquilo também. Além disso, é mais importante ainda que esteja com a “ficha limpa”. Isto é, que não haja nenhuma polêmica com o seu nome ou que tenha vacilado de alguma forma, seja com o público, seja com outros produtores. 

Por isso, antes de escolher o profissional, não custa nada buscar maiores informações sobre a sua carreira, sua formação, seus trabalhos, o desempenho de outras palestras, o reconhecimento do mercado e também a avaliação do público e de outras empresas. 

Enfim, toda palestra deve contar com um bom palestrante para eventos e, não há dúvidas que a performance deste profissional faz toda a diferença para a sua produção e para a satisfação de seus participantes.

Além disso, lembre-se sempre de investir na estrutura do evento, na escolha do local perfeito, na capacidade das equipes envolvidas e em atividades interativas, que permitam a participação, opinião e sugestão de todos. Esses são os pontos-chave de uma produção de sucesso! 

Gostou do nosso post? Quer receber outras dicas imperdíveis sobre eventos corporativos e viagens de negócio? Então, não deixe de se inscrever em nossa newsletter para receber tudo em primeira mão! 

Comments

comments



Assine nossa Newsletter





Acompanhe a Rede de Hotéis Mato Grosso nas Redes Sociais

EnglishFrenchPortugueseSpanish