Descubra 6 benefícios das águas termais do Mato Grosso para a saúde

O estado do Mato Grosso é muito conhecido por sediar dois importantes destinos turísticos brasileiros: a Chapada dos Guimarães e o Pantanal. Ambos figuram no top 10 de lugares imperdíveis em nosso país. Porém, o estado reserva, ainda, uma agradável surpresa para seus visitantes: as águas termais do Mato Grosso.

Balneário de fonte mineral, Mato Grosso é sede do Parque Estadual das Águas Quentes, criado em 1978, que possui 1,487 hectares de área total. Essas águas são aquecidas naturalmente por rochas submersas, cujas temperaturas variam entre 31 ºC e 43 ºC.

Também ficam nessa área algumas das principais nascentes de rios e uma grande amostra do cerrado, que é o bioma que abriga cerca de 5% de todas as espécies catalogadas no planeta.

Ficou curioso para saber onde está localizado o Parque de Águas Quentes mato-grossense, não é? Siga a leitura para entender!

Onde fica o Parque das Águas Quentes?

O Parque Estadual das Águas Quentes fica no município de Santo Antônio do Leverger, a 85 km da capital, Cuiabá. O espaço é a Primeira Unidade de Conservação do estado do Mato Grosso.

O potencial da região foi descoberto pelo explorador Marechal Cândido Rondon, ainda em 1905. Três décadas depois, passou a ser administrada pelo poder público.

A infraestrutura do local é boa e conta, inclusive, com um hotel nas suas dependências. Ao todo são 9 piscinas, sendo 3 com águas termais de até 42 ºC e as demais são outras variações como cobertas, infantis e frias.

Quais benefícios têm as águas termais do Mato Grosso?

Uma dúvida que muitos turistas têm é quanto aos benefícios das águas termais. Mas, fique atento: banhar-se nessas águas não é a mesma coisa de tomar banho quente de chuveiro ou banheira. Quer saber por quê?

O que faz bem à saúde não é a temperatura em si. Embora seja extremamente relaxante, as propriedades contidas nas termas se originam nos lençóis aquíferos subterrâneos milenares, ricos em sais minerais e pH alcalino. Desde o alívio das dores até o rejuvenescimento da pele, passando pela melhoria da circulação do sangue no corpo, veja abaixo quais são os benefícios das águas quentes!

1. Alivia dores

Graças à presença de minerais, as termas são cientificamente indicadas para pessoas que sofrem de doenças reumáticas, como artrite, artrose e outras dores, inclusive as de cabeça, um mal-estar que afeta pessoas de todas as idades. As águas quentes atuam nestes 3 aspectos:

  • o mecânico, quando diminui a ação da gravidade sobre os ossos e articulações durante o mergulho;
  • o térmico, quando promove o relaxamento;
  • e o químico, com as características mineromedicinais.

Porém, as qualidades dessa beleza natural, cujo calor reduz a tensão dos músculos, não param por aí. Se você tem problemas relacionados à circulação corpórea do sangue, saiba como ter alívio no próximo tópico.

2. Melhora a circulação sanguínea

O calor das águas termais faz com que os vasos sanguíneos se dilatem (no processo chamado de vasodilatação), facilitando o movimento do fluxo sanguíneo.

Além de trazer melhorias para o bom funcionamento do coração, uma vez que oxigênio e nutrientes circulam melhor pelo corpo, esse mesmo fenômeno ajuda a baixar a pressão arterial de quem tem hipertensão.

3. Rejuvenesce a pele

Nos dias atuais, quem não quer manter uma pele jovem? A estética reflete na forma como você encara a sua vida e em como se relaciona com as outras pessoas. Assim, as águas quentes fazem você se sentir jovial. Elas têm o papel de remineralizar o maior órgão do corpo humano, a sua pele.

Os minerais da água são muito positivos para combater e retardar o envelhecimento precoce ou até mesmo prevenir os sintomas da idade. Tudo isso graças a elementos como o cobre, magnésio, zinco, manganês e silício, ótimos para minimizar o aparecimento das rugas e das marcas de expressão.

4. Repõe sais minerais

Nós já falamos que os elementos contidos nas águas quentes (como o magnésio, o manganês e o cobre) melhoram a saúde da sua pele, não é? Mas, o que você talvez não saiba é que as piscinas são um poderoso método para equilibrar a quantidade de sais minerais no organismo.

As substâncias, apesar de serem básicas para o bom funcionamento dos órgãos, muitas vezes são perdidas com a falta de cuidado no dia a dia. Como as águas termais brotam do solo, elas contêm os minerais de que você precisa para se harmonizar de novo.

5. Alivia doenças respiratórias

Para as pessoas que estão com muita coriza ou muco proveniente de complicações respiratórias, o vapor das águas proporciona o ressecamento dessas secreções. Isso melhora a respiração e relaxa o corpo, muitas vezes abatido por conta da enfermidade.

Funciona da seguinte maneira: o vapor termal age diretamente no sistema respiratório, servindo como uma espécie de filtro e regulando a entrada de ar no organismo. É um grande alívio para quem está passando por uma gripe ou para aqueles que sofrem de asma.

Como tudo está ligado, as piscinas aquecidas acabam de uma vez com o seu cansaço físico e mental. É paz de espírito para cuidar da saúde e sentir o prazer de estar pertinho da natureza.

6. Hidrata os cabelos

Quem frequenta o salão de beleza e faz uso de produtos para manter os fios hidratados sabe que a água termal é uma grande amiga para quem não quer ter frizz e pontas duplas.

Nesse sentido, por que gastar muito dinheiro comprando essa água se você pode desfrutar de piscinas e fontes naturais no Mato Grosso? As termas do estado deixarão o seu couro cabeludo mais sedoso e trarão um brilho extra para os seus cabelos, evitando o excesso de oleosidade na região.

Neste texto, você descobriu onde fica o Parque Estadual das Águas Quentes, lugar com quase 1,5 mil hectares de área verde e piscinas naturais abundantes. Para aproveitar a riqueza das termas, nós resumimos alguns dos principais benefícios delas, como a melhor circulação sanguínea, o relaxamento e o alívio de doenças cardiorrespiratórias.

Agora que você já conhece um pouco sobre as águas termais do Mato Grosso, entre em contato conosco para conhecer as belezas desse estado tão rico em natureza!

 

Sem comentários

Os comentários estão fechados.

Cadastre-se para ficar por dentro das nossas promoções e ofertas





Acompanhe a Rede de Hotéis Mato Grosso nas Redes Sociais

EnglishFrenchPortugueseSpanish