Explorando o país: 7 lugares diferentes para viajar no Brasil

O vasto território brasileiro oferece opções para todos os tipos de viajantes. São tantos destinos maravilhosos e lugares diferentes para viajar no Brasil que é possível mergulhar fundo no litoral do Nordeste e subir até a Serra Gaúcha, passando pelo maravilhoso interior do Brasil. E é nessa última região que se escondem verdadeiros paraísos que você pode conhecer explorando o país.

Se você está à procura de lugares diferentes para viajar no Brasil, precisa conhecer os incríveis cartões-postais do centro-oeste brasileiro. Pensando nisso, preparamos um post especial com várias informações de lugares onde você poderá viajar conhecendo o Brasil.

Confira o texto que preparamos para você e comece já a planejar sua próxima viagem!

1. Chapada dos Guimarães

No estado do Mato Grosso, a 69 km da capital Cuiabá, fica um parque com mais de 3 mil quilômetros de extensão, 46 sítios arqueológicos, 487 cachoeiras e 59 nascentes de rios. É a Chapada dos Guimarães!

Já não bastasse toda essa riqueza, o lugar ainda ostenta 157 km de paredões de arenito em tons vermelho-alaranjado que deixam qualquer visitante maravilhado.

Para proteger todo esse primor da natureza foi criado o Parque Nacional, que sedia ainda a Cachoeira Véu de Noiva, com 86 metros de queda d’água; a Cidade de Pedra, cujos formatos rochosos aludem a verdadeiros castelos; e o morro de São Jerônimo, que do alto dos seus 836 metros de altitude convida os mais aventureiros a uma escalada de três horas e meia até o seu topo.

Se você prefere, pode explorar a região com trekkings mais curtos e passeios de bicicleta. A entrada é gratuita, porém é necessário agendar antecipadamente.

Quanto à infraestrutura, você nem precisa se preocupar. A região oferece hotéis, pousadas, restaurantes e guias especializados para fazer da sua estadia um prazer.

2. Lagoa Milagrosa

Só o nome já não lhe faz querer conhecer esse lugar? Localizada a 40 km da cidade de Cáceres que, por sua vez, fica a 218 km da capital do Mato Grosso, a Lagoa Milagrosa é um dos lugares mais diferentes para viajar no Brasil.

E bota diferente nisso! O local é cercado de mistérios, ora por conta da lenda que afirma que suas águas são capazes de curar doenças, ora pela sua profundidade que até hoje não foi definida.

Isso mesmo: a gruta da Lagoa Milagrosa tem 200 metros de altura e 140 metros de diâmetro, porém não se sabe ainda até onde vai o seu fundo, pois os mergulhadores profissionais só conseguiram chegar até os 183 metros de profundidade e garantiram que têm muito mais abaixo.

A cor da lagoa varia entre o azul e o verde, sendo suas águas tão claras que em determinados dias dá para manter uma boa visibilidade até 60 metros abaixo d’água.

3. Chapada dos Veadeiros

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros fica no estado de Goiás. São 65 mil hectares que possuem áreas de cerrado, garimpo e cachoeiras. Quatro trilhas são disponibilizadas para os visitantes que estão explorando o país:

  • Trilha da Seriema — é a mais leve, indicada para crianças, idosos e até pessoas com dificuldades de locomoção. Uma pequena caminhada de 800 metros leva os visitantes até uma área para banho;
  • Trilha dos Cânions — possui 12 km de ida e volta. No passeio é possível chegar até a Cachoeira da Carioca e observar o Cânion II;
  • Trilha dos Salto — são 11 km de percurso para ir e voltar. Durante o trajeto você tem a oportunidade de conhecer o garimpo de cristal de quartzo, que já foi considerado o maior da região;
  • Travessia das Sete Quedas — essa é a mais longa e inclui o acampamento dentro do parque. Isso porque são 23,5 km percorridos entre cerrado, antigos garimpos, cânions e travessias do Rio Preto.

4. Lagoa Azul

Localizada na Vila de Bom Jardim, a 60 km da cidade de Nobres, a Lagoa Azul é popularmente conhecida por Aquário Encantado. E não é à toa: as suas águas cristalinas e cardumes coloridos encantam mesmo! O local fica bem no coração de uma mata fechada que é morada de macacos e outros animais nativos.

Os visitantes podem fazer um mergulho de superfície e aproveitar essa piscina natural para relaxar e observar os inúmeros peixes que fazem do lugar, a 150 km de Cuiabá, um dos mais disputados do interior do Mato Grosso.

5. Nobres

Está localizada a 140 km de Cuiabá e reúne muitas atrações para os amantes de mergulho e flutuação. Você poderá conhecer diversas espécies de peixes em um verdadeiro aquário natural, chamado de aquário encantado, localizado em uma região de mata fechada, na transição entre o cerrado e a amazônia do Mato Grosso.

Crianças e adultos ficam encantados no local, que recebe muitas famílias em férias que estão explorando o país. Também é possível realizar trilhas pela região e chegar até a cachoeira da Serra Azul, uma das mais conhecidas de Nobres.

6. Vale do Araguaia

O Rio Araguaia é a divisa natural dos estados de Goiás e Mato Grosso e às suas margens estão cerca de 34 cidades, com muitas grutas, cachoeiras e algumas aldeias indígenas, além da areia branca que lembra um ambiente de praia. A principal atividade econômica da região é a agricultura e pecuária, no entanto, o turismo tem atraído cada vez mais visitantes.

A paisagem é incrível e vale a pena mergulhar na cultura local que atrai místicos e ufólogos de todo o Brasil. Você poderá passear sem pressa, fazer passeios ao ar livre e explorar tudo que o Vale do Araguaia pode oferecer.

7. Pantanal mato-grossense

O Pantanal dispensa comentários! É um verdadeiro tesouro do nosso país. Com mais de mil espécies de animais e quase 2 mil de vegetais, a maior planície alagável se destaca como uma das regiões mais ricas em biodiversidade.

No Pantanal mato-grossense você pode se hospedar na cidade de Poconé, que é a melhor localização para explorar toda a região pantaneira. Existe uma grande estrutura de hotéis que oferecem muito conforto em um ambiente rústico.

Veja abaixo um pouco do que é possível fazer no Pantanal:

  • passeios de barco — especialmente na época de cheia, os passeios de barco são excelentes opções para conhecer a paisagem pantaneira e chegar bem perto dos jacarés e crocodilos;
  • focagem noturna — esse é o passeio mais especial do Pantanal, trata-se de um safári noturno de observação dos animais, realizado em veículo próprio e com a presença de um guia experiente. Se tiver sorte, poderá conhecer a onça-pintada;
  • passeios ao ar livre — nada melhor do que passear e conhecer toda a natureza deslumbrante do Pantanal. Você poderá utilizar um veículo com tração 4×4 para chegar mais longe e explorar todos os encantos do bioma;
  • passeio pela Transpantaneira — a bordo de um veículo com tração 4×4 você poderá andar pela rodovia cercada por animais em um passeio de algumas horas. Leve câmera fotográfica e prepare-se para registrar tudo.

E o melhor de tudo é que a paisagem do Pantanal se renova em cada estação, fazendo com que sua viagem possa ser proveitosa em qualquer época do ano.

Agora que você já conhece várias opções de destinos para viajar no Brasil explorando as belezas do país, saiba um pouco mais sobre as águas termais presentes no Mato Grosso.

 

Ebook - Por que escolher mato grosso para sua próxima viagem?

Sem comentários

Postar um comentário

Cadastre-se para ficar por dentro das nossas promoções e ofertas





Acompanhe a Rede de Hotéis Mato Grosso nas Redes Sociais

EnglishFrenchPortugueseSpanish