4 pontos turísticos do Mato Grosso para conhecer e se apaixonar

Não sabe para onde ir nas próximas férias? Considere viajar para o Mato Grosso! Muitos turistas brasileiros ainda não conhecem as belezas e paisagens únicas deste estado no Centro Oeste do país.

São muitos os motivos que fazem dessa parte do Brasil uma região muito especial. O estado oferece opções variadas que agradam a todos os tipos de viajantes. Você pode, por exemplo, explorar história e gastronomia na capital, além de aproveitar muito ecoturismo e aventura fora dela.

Dar um passeio pelo centro histórico, nadar em rios de águas cristalinas, observar diversas espécies de aves e se deliciar com os pratos preparados com peixes da região são algumas das opções que você terá por lá. Confira agora, os melhores pontos turísticos do Mato Grosso!

1. Cuiabá

A capital do Mato Grosso vai agradar aos turistas que gostam de atividades culturais, apreciar arquitetura colonial e degustar boa gastronomia. Não deixe de conhecer os casarões e igrejas antigas do centro histórico.

Além disso, para quem aprecia artesanato, arte e vida noturna, a cidade e um prato cheio e oferece infinitas atrações para todos os gostos e bolsos. Sem dúvidas, Cuiabá é uma ótima porta de entrada para o Mato Grosso. É onde você terá os primeiros contatos com a cultura e a diversidade desse estado tão especial. Quer conhecer mais um pouquinho da maior cidade do estado? Confira alguns pontos turísticos de lá!

Casa do Artesão

Já do lado de fora, o famoso casarão histórico impressiona os visitantes pela sua beleza arquitetônica. Ao entrar, o turista esbarra com os mais belos trabalhos indígenas e de artistas locais com uma variedade imensa de trabalhos artesanais.

O passeio é encantador e deve fazer parte do roteiro de todos que visitam a capital. A casa do Artesão fica na Rua 13 de junho, 315, no bairro Porto e funciona de segunda à sábado.

Centro Geodésico da América Latina

Este marco representa o centro das Américas e é um dos monumentos mais simbólicos da cidade. Um dos pontos turísticos mais conhecidos de Mato Grosso, o Centro Geodésico da América Latina é um passeio rápido e gratuito, mas que não pode faltar no roteiro.

Museu do Morro da Caixa D’agua

O local que era uma imensa caixa d’agua em 1882, transformou-se em um espaço de cultura e de arte importantíssimo para Cuiabá. Com diferentes exposições e eventos variados, o museu faz parte da lista de atrativos mais interessantes a serem visitados em sua viagem ao Mato Grosso. O endereço é Rua Comandante Cosa, sem número, no bairro Centro Sul. A entrada é gratuita.

2. Chapada dos Guimarães

A 70 km de Cuiabá está a Chapada dos Guimarães, um dos principais destinos de ecoturismo do estado. Prepare-se para se apaixonar por paisagens incríveis, cachoeiras e paredões de pedra, tudo isso com muita tranquilidade.

A Chapada é o lugar perfeito para contemplar a imensidão da natureza e relaxar. É possível se hospedar nos confortáveis hotéis de Cuiabá e de lá explorar a região da Chapada.

Confira os principais atrativos da região:

Circuito das Cachoeiras

Prepare-se para caminhar e desbravar as cachoeiras mais bonitas de todo o Mato Grosso. O passeio é famoso pelos aventureiros que percorrem ao todo 09 km a pé, entre trilhas e rios.

A Cachoeira Véu da Noiva é a mais conhecida e procurada pelos visitantes, com uma enorme e abundante queda de água em meio ao ambiente árido do cerrado. O cenário impressiona a cada parada e todo o esforço é recompensado com banhos energizantes nas águas geladas das diversas piscinas naturais durante todo o percurso.

Circuito das Cavernas

Outro passeio imperdível para quem visita a Chapada dos Guimarães é o Circuito das Cavernas. Situado na parte alta, o circuito permite visitar impressionantes grutas — algumas com lagos naturais de águas cristalinas — e também observar um pôr do sol único em diversos mirantes com vistas privilegiadas para todo o vale.

Cidade de Pedra

Esse passeio é ideal para quem busca tranquilidade e maior contato com a natureza. Trata-se de um conjunto de formações rochosas, que com a erosão ao longo dos anos, permitiu criar verdadeiras ruínas naturais no topo dos morros. A vista de cima é impressionante.

3. Nobres

Com uma beleza natural surpreendente, Nobres é o ponto turístico do Mato Grosso preferido dos amantes de turismo de aventura. Por lá você pode fazer flutuação em rios de águas cristalinas, observando várias espécies de peixes, praticar boia cross, conhecer algumas cachoeiras, fazer tirolesa e muito mais.

As atrações mais famosas ficam no distrito de Bom Jardim, a cerca de 150 km de Cuiabá. Prepare a emoção e confira algumas das maravilhas desse paraíso:

Aquário Encantado

Já pelo nome é possível ter uma ideia da exuberância do local. Uma piscina natural com águas azuis cristalinas, onde é possível fazer flutuação e nadar com peixes coloridos. Esta é a descrição do atrativo que recebe viajantes do mundo inteiro para vislumbrar toda a beleza natural da região.

Cachoeira Serra Azul

Com uma queda de 45m de altura e um poço azul, a cachoeira parece cenário de filme. O atrativo pertence ao Sesc, que além de um bom mergulho, oferece atividades como tirolesa e rapel.

4. Pantanal

Sabia que uma parte do Pantanal fica no Mato Grosso? Para conhecer um dos ecossistemas mais diversos do mundo é bem fácil: a apenas 100 km de Cuiabá, você já terá acesso a algumas atrações da região pantaneira.

A região é perfeita para observação de animais, como jacarés, garças, gaviões, tamanduás e até onças-pintadas. Sem dúvidas, conhecer o Pantanal é uma experiência de viagem única e inesquecível.

Rodovia Transpantaneira

A Rodovia MT-060 é conhecida popularmente como transpantaneira e é um passeio à parte para quem pretende desbravar as riquezas do Pantanal.

Com quase 150km de terra batida, a estrada corta pequenos municípios do Mato Grosso, em meio ao bioma mais fantástico do Brasil. Ao percorrer esta via, o turista além de apreciar toda a fauna e flora do lugar, poderá degustar a culinária típica pantaneira e vivenciar momentos únicos com a cultura local.

Apesar de parecer uma aventura difícil, por toda a extensão da rodovia possível encontrar meios de hospedagem e bons restaurantes.

Agora já não faltam motivos para colocar essa região do Brasil como destino da sua viagem, não é mesmo? Explorar os pontos turísticos do Mato Grosso, com certeza, trará memórias inesquecíveis. Tamanho contato com a natureza vai deixar as suas férias ainda mais especiais.

Quer conhecer ainda mais sobre nosso estado e ficar por dentro de todas as novidades? Assine nossa newsletter e receba dicas e informações sobre o que há de melhor em pontos turísticos do Mato Grosso.

 

 

Sem comentários

Postar um comentário

Cadastre-se para ficar por dentro das nossas promoções e ofertas





Acompanhe a Rede de Hotéis Mato Grosso nas Redes Sociais

EnglishFrenchPortugueseSpanish