Quer viajar na semana santa? Conheça as belezas do Pantanal
🕗 Atualizado em 27/07/2020
A semana santa é uma boa oportunidade para descansar. Para quem pode viajar, existem diversos lugares propícios para vivenciar momentos de tranquilidade e paz antes de retomar o ano. Um deles é o Pantanal.
Além de oferecer um incrível contato com a natureza, você pode praticar outras atividades e conhecer a cultura mato-grossense. Confira, no post a seguir, por que o Pantanal é uma ótima opção para viajar na semana santa e como planejar sua viagem.
Por que escolher o Pantanal para viajar na semana santa?
A planície do Pantanal ocupa 1,76% do Brasil e é uma das maiores extensões úmidas do mundo e também uma das mais ricas em espécies. O bioma abrange os rios do Alto Paraguai, criando o cenário de um paraíso natural. Além disso, sua população é imensamente variada, sendo forte a presença de comunidades tradicionais que formam a rica cultura da região.
Para quem quer algo único, esse é o destino. Desde a observação do rio com seus tuiuiús e jacarés no deck do hotel, até um emocionante safári noturno em busca da onça-pintada, você terá ótimos motivos para viajar na semana santa para lá.
Como é o turismo no Pantanal?
Chegada
Você pode chegar ao Pantanal Norte pela capital Cuiabá e ficar nas regiões de Cáceres, Poconé e Barão de Melgaço. Já por Campo Grande, as regiões de Miranda, Aquidauana e Corumbá fazem parte do Pantanal Sul.
Existem algumas tradições em todo o Pantanal, mas algumas atividades são distintas. Por exemplo, se você quer ver melhor a fauna aquática, o Pantanal Norte pode ser a melhor escolha.
O que fazer
No Pantanal, o contato com a natureza é grande, e há oportunidade para o ecoturismo e turismo cultural. Você pode fazer diversas atividades, como:
- safáris fotográficos diurnos e noturnos;
- trilhas de observação da vida selvagem;
- navegação pelo rio de barco ou chalana;
- pesca esportiva;
- cavalgada;
- visita a comunidades locais.
Estadia
A estadia varia conforme sua disponibilidade. Uma semana é suficiente para conhecer o Pantanal e olhar as cidades da região. Se você tem esse tempo e está no Pantanal Norte, vale a pena visitar Cuiabá e incluir a Chapada dos Guimarães, que fica a 65 quilômetros da capital.
Hospedagem
Você encontra diversas opções de hospedagem no Pantanal – desde hotéis convencionais, hotéis fazenda e barcos.
Uma boa opção, por exemplo, é o Pantanal Mato Grosso Hotel. Distante cerca de 130 quilômetros do Aeroporto Internacional Marechal Rondon e 65 quilômetros de Poconé, ele fica bem no coração do Pantanal — às margens do rio Pixaim.
Lá, você poderá experimentar a gastronomia pantaneira, cavalgadas, trilhas noturnas e até roda de viola com caldo de piranha, vivenciando a natureza por outra perspectiva.
Pantanal na semana santa
Na época da semana santa, o Pantanal estará em um período mais seco e com temperaturas mais amenas. Isso se torna algo bom para quem quer praticar atividades ao ar livre. Além disso, é o período de melhor locomoção e ainda não é a alta temporada — o que possibilita melhores preços.
Como planejar uma boa viagem até lá?
Para planejar uma boa viagem ao Pantanal, é preciso seguir algumas dicas:
Hotel
Busque um hotel com boa infraestrutura e custo-benefício, para garantir o conforto e facilitar a viagem.
Passeios
Planeje os passeios com antecedência e veja a possibilidade de adquiri-los no hotel para facilitar.
Transporte
Procure com antecedência passagens aéreas para conseguir um bom valor e confira como alugar um carro — lembre-se de seguir as condições das estradas. No caso de transporte público, tenha atenção aos horários.
Mala
Faça a mala pensando no clima e nas condições do Pantanal. Na natureza, itens como repelentes, antialérgicos, chapéus e óculos de sol são importantes.
Viajar na semana santa pode ser um excelente momento para ter uma experiência inesquecível no Pantanal. O contato com a natureza e as tradições locais fazem o destino ser uma grande oportunidade de descanso e turismo. Basta planejar e contar com bons serviços.
Quer saber mais sobre o Pantanal Mato Grosso Hotel? Entre em contato!
Sem comentários