Inscrições para eventos: saiba como e por que começar a venda o quanto antes!
Você planejou seu evento por semanas, deixou tudo pronto, e agora faltando poucos dias, é hora de começar a vender os ingressos, certo? Errado! A venda de inscrições para eventos exige enorme atenção e deve ser planejada e iniciada com a maior antecedência possível.
Sem dúvidas, a venda de inscrições é um dos fatores para o sucesso de um evento. Por isso, mostramos neste artigo como a antecipação da venda de inscrições pode ajudar a ampliar seu público e otimizar seu tempo!
Atrair o interesse do público
Para que o planejamento da venda de inscrições traga os melhores resultados, é necessário que ele esteja alinhado com a estratégia de marketing.
O ideal é iniciar a divulgação do evento bem antes da venda das inscrições. Assim que estiverem definidas as informações básicas necessárias — identidade visual, data e local, público-alvo e assunto/objetivo —, já é possível criar uma comunicação atrativa.
Mas não basta atrair. A divulgação deve ser capaz de manter o interesse do público até as datas de venda das inscrições e do próprio evento. Uma boa técnica é liberar, gradualmente, mais informações sobre o evento — atrações, palestrantes, diferenciais etc. Essa técnica funciona para a maioria dos eventos, de congressos a shows.
Não esqueça de revelar, nesse meio tempo, a data de início da venda dos ingressos. Isso instiga a curiosidade das pessoas, e as leva a fazer suas inscrições antes mesmo de saberem todos os detalhes do evento.
Essa fase, que podemos chamar de pré-venda, é quando o público começa a considerar a possibilidade de participar em um evento. Por mais interessado que o cliente esteja, precisa de tempo para verificar sua agenda e disponibilidade financeira. Oferecer esse tempo garante um número maior de vendas, principalmente para eventos mais extensos,
Criar relacionamento com o cliente
Uma prática muito utilizada na venda antecipada de inscrições para eventos é a liberação por lotes. Neles são estabelecidas datas para a disponibilização de um certo número de inscrições, com descontos regressivos. Ou seja, quanto antes o cliente fizer a inscrição, mais barato paga. Isso cria um senso de urgência e incentiva a compra antecipada.
Esse método traz vantagens financeiras para o cliente e, se bem programado, muitos benefícios ao organizador. Entre eles:
- cada lote tem um período definido de vendas, o que facilita a organização do tempo da equipe que trata o volume de compras;
- permite conhecer a quantidade de participantes inscritos com muito mais antecedência, e se preparar adequadamente;
- saber, de antemão, quem são os inscritos e poder interagir com eles, antes mesmo do evento;
- um comprador satisfeito é um disseminador do seu evento.
Gerar receita para o evento
Não tem segredo: quanto antes começar a venda de inscrições para um evento, mais cedo você tem o retorno financeiro previsto. Geralmente, a receita gerada com a venda das inscrições não está inserida no orçamento reservado para a organização do evento.
Mas não seria ótimo poder utilizá-la? Dependendo da antecedência com que as vendas são iniciadas, é possível empregar o valor recebido no próprio evento.
Rever estratégias de marketing
Imagine colocar suas inscrições à venda um mês antes do evento e descobrir, tarde demais, que não houve o retorno esperado devido a uma estratégia de divulgação equivocada.
Conseguir acompanhar o volume de vendas, com uma boa antecedência, permite mudar a direção e obter resultados. Muitas vezes, basta uma divulgação em uma rede social mais adequada ao público-alvo. Em outras, é necessário alterar toda a linguagem utilizada no material, e essa ação demanda muito tempo.
Como vimos, adiantar a venda de inscrições para eventos proporciona um fôlego a mais para as já tão atarefadas semanas que o antecedem, além das vantagens financeiras e de relacionamento com o cliente. Por isso, não deixe para a última hora!
Se gostou desse artigo, não deixe de conferir nossas dicas de como otimizar seu tempo.
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