Você sabe como usar as redes sociais para divulgar um evento?

Você já deve ter utilizado as redes sociais para divulgar eventos da sua empresa, não? Mas essa prática trouxe os resultados esperados? Se a resposta foi “não”, talvez seja necessário ajustar suas estratégias.

Muitas vezes, acabamos direcionando esforços para os canais indevidos ou de maneira ineficiente, o que acaba por desperdiçar enormes benefícios ofertados pelas redes sociais. Especialmente, o seu poder de consolidar a marca no mercado e se comunicar com um público qualificado.

Pensando nisso, confira neste artigo algumas dicas importantes para tirar o máximo proveito das redes sociais na divulgação de eventos!

Como usar as redes sociais para divulgar eventos de maneira eficiente?

Sabemos que a divulgação é apenas uma pequena parte na organização de um evento — e quanto mais eficiente e menos trabalhosa e onerosa ela for, melhor. Então, antes de iniciar as publicações nas redes sociais, é preciso realizar alguns passos.

Escolha as redes sociais certas

Publicar em todas as redes sociais pode não ser a melhor estratégia. O ideal é compreender quem é o público-alvo do evento para, em seguida, analisar quais redes sociais e tipos de conteúdo são mais utilizados por esses participantes. Veja algumas particularidades das principais redes sociais:

  • Facebook — oferece diversas ferramentas, como a criação de páginas de eventos e grupos, além da facilidade de engajamento do público;
  • Instagram — muito utilizado pelo público jovem;
  • LinkedIn — melhor opção para divulgação de eventos corporativos e educacionais;
  • Twitter — dificilmente será utilizado sozinho, mas é ótimo para interação com o público antes e durante o evento;
  • YouTube — é focado em vídeos, um modelo de conteúdo extremamente consumido atualmente. Pode ser utilizado para apresentar uma prévia do evento.

Crie um calendário editorial

Decididos os canais, é hora de planejar as publicações, frequência e horários. Nesse sentido, um calendário editorial é fundamental para você não perder o controle e não deixar para criar os posts na última hora.

É importante manter um backlog de alguns dias para garantir a constância dessas postagens. Além disso, conhecer os melhores horários para alcançar o seu público-alvo é imprescindível. Cada rede social pede um formato de postagem, mas é possível criar de maneira a atender a quase todas ao mesmo tempo. Use sua criatividade!

Execute ações de engajamento

Lembre-se de que cada curtida, compartilhamento ou comentário é uma divulgação a mais para o evento. Então, incentive o engajamento de palestrantes e participantes em suas postagens nas redes sociais! Não deixe de mencioná-los nas postagens e interagir sempre que eles fizerem alguma menção ao evento.

Faça também postagens interativas, com perguntas e brincadeiras, e promova sorteios. Incluir conteúdos relevantes relacionados ao evento é outra ação muito eficiente na geração de engajamento.

Explore bem os vídeos e imagens

Como dito acima, os vídeos estão em alta no momento, e não é apenas no YouTube que eles devem ser utilizados. O Instagram, por exemplo, é uma das redes sociais com mais usuários atualmente, e é basicamente composta de fotos e vídeos.

Faça um vídeo curto do palestrante convidando para o evento, mostrando a preparação ou falando sobre a empresa. Além disso, use e abuse de imagens atraentes, que tenham identificação com a sua marca.

Por fim, vale dizer que lidar com as redes sociais para divulgar eventos pode não ser tão fácil quanto parece. É preciso muita dedicação e cuidado, pois o seu público estará em contato constate com elas. Portanto, se você sentir dificuldades nesse começo, não hesite em procurar uma empresa especializada para te dar todo o apoio necessário!

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