Safári no Pantanal: saiba mais sobre essa experiência incrível

Safári no Pantanal

Bem longe do continente africano, mais precisamente nos estados brasileiros do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, é possível fazer um safári no Pantanal. O passeio é um dos mais disputados da região, por ser uma experiência única de contato com a natureza local.

O safári pode ser feito durante o dia, mas sempre se estende até bem depois do pôr do sol, por isso mesmo o passeio também é chamado de focagem noturna ou até safári fotográfico. Muitas agências e hotéis organizam esse tipo de expedição, que é um dos pontos altos durante uma visita à maior planície alagável do mundo.

Por que fazer um safári no Pantanal?

O Pantanal conta com mais de 460 tipos de aves, 260 espécies de peixes, 110 répteis e 130 mamíferos. A possibilidade de ficar mais perto de toda essa exuberância é realmente incrível.

O safári é capaz de proporcionar essa experiência, pois, ele percorre justamente as entranhas da vegetação por meio de lugares pouco acessíveis para quem está fazendo as trilhas mais tradicionais.

A focagem noturna tem uma larga vantagem em relação às demais expedições, pois, é à noite que os bichos saem das suas tocas em busca de alimento. As espécies com esses hábitos alimentares são as jaguatiricas, capivaras, antas, corujas, jacarés, cervos e onça-pintada, entre outros bichos.

Como é feito safári no Pantanal ou a focagem noturna?

Os passeios são fechados antecipadamente e partem de locais diversos. A maioria toma o dia inteiro e é chamado de safári fotográfico. Quando acontece à noite, é a focagem noturna.

Os visitantes são levados em carros específicos para observação de animais. Uma espécie de jipe, caminhão ou pick up aberto, com barras de segurança. Outro diferencial do veículo é uma grande lanterna que é utilizada para focar nos bichos no meio do cerrado e atraí-los. Tudo com muito respeito e sem perturbar o habitat.

Um guia e motorista experientes adicionam ainda mais aprendizado ao safári. Eles sabem quando esperar e quais são os momentos mais propícios à observação.

Qual é a melhor época para fazer um safári no Pantanal?

Se você quer aumentar as chances de ver veados, garças, capivaras e onça-pintada, dê preferência ao período de seca do Pantanal — que ocorre entre os meses de abril e setembro. Se a ideia é observar mamíferos, pode estender esse período até novembro.

O que levar para um safári no Pantanal?

Passeios que duram o dia inteiro requerem alguma preparação por parte de quem vai fazê-lo. Não deixe de levar uma mochila com itens fundamentais para encarar a maratona de aventuras.

O primeiro é o protetor solar, seguido de óculos de sol (inclusive para as crianças), chapéu ou boné. Sua roupa pode ser leve, mas sempre com mangas e calça comprida para manter os mosquitos longe. Ainda assim, leve repelente para passar nas mãos, rosto e pescoço.

Água é fundamental para evitar a desidratação e lanches saudáveis também. Tão importante quanto levar esses itens, é recolher o seu próprio lixo e só descartá-lo em locais reservados para isso. Câmera fotográfica é imprescindível e, se possível, invista em binóculos.

Sem dúvida, o safári no Pantanal será responsável pelos melhores momentos da sua viagem por essa região maravilhosa do nosso Brasil. Entre em contato conosco e descubra como conhecer esse paraíso!

Sem comentários

Os comentários estão fechados.

Cadastre-se para ficar por dentro das nossas promoções e ofertas





Acompanhe a Rede de Hotéis Mato Grosso nas Redes Sociais

EnglishFrenchPortugueseSpanish