Quer viajar para o Pantanal? 4 dicas imperdíveis para planejar a sua viagem

Já pensou em passar as suas próximas férias cercado por uma natureza exuberante, longe de toda a correria da cidade grande? Viajar para o Pantanal pode ser a chance perfeita para ter esse momento de lazer inesquecível!

Seja fazendo um belo passeio de canoa pelos rios, ou descobrindo a região por terra, a imensidão do Pantanal encanta e impressiona com todas as suas peculiaridades. E viajar para esse paraíso não é complicado, basta ter atenção a alguns detalhes importantes. Assim, a sua viagem será muito tranquila!

Pensando nisso, neste post vamos tirar as principais dúvidas que você pode ter sobre o planejamento de uma viagem ao Pantanal. Acompanhe!

1. Quando viajar para o Pantanal

O paraíso pantaneiro se divide em duas grandes estações: as de cheia e as de seca. Para a nossa sorte, ele pode ser visitado durante o ano todo, e todas as estações têm seus encantos.

Vale a pena, então, conhecer as particularidades de cada época para decidir qual é a melhor para você. Ainda assim, em qualquer época do ano, não deixe de conhecer o Tuiuiú, ave símbolo do Pantanal, além de centenas de outras aves que tornam o céu do Pantanal inesquecível!

Baixa temporada no Pantanal

De novembro a maio, o nível dos rios sobe e o Pantanal fica ainda mais alagado: essa é considerada a baixa temporada. E a vantagem de viajar nessa época é poder explorar mais a região pela água — passeios de barco são uma ótima pedida. Além disso, o custo da viagem fica mais baixo.

Você poderá aproveitar para conhecer a paisagem da maior planície alagável do mundo e entender por que ela é tão incrível. Aproveite também para fazer passeios de barcos noturnos e chegar bem pertinho de crocodilos e jacarés!

Alta temporada no Pantanal

Já de junho a outubro é o período de seca. A região fica menos alagada, e o tempo, mais estável — uma ótima opção para aproveitar as férias escolares de julho. Outro detalhe interessante da alta temporada é que as chances de ver animais aumentam.

O que acontece é que as águas se recolhem, deixando à mostra o solo e fazendo com que uma quantidade maior de animais circule pela região. Uma excelente época para fazer um safári noturno e, quem sabe, encontrar a famosa onça-pintada!

Na alta temporada, a procura por hospedagem é bem maior, portanto, planeje-se com antecedência para encontrar preços menores e mais opções de pousadas e hotéis, com a melhor localização.

2. Como chegar

O Pantanal pode ser acessado tanto pelo Mato Grosso quanto pelo Mato Grosso do Sul. No primeiro caso, é possível chegar de avião facilmente à capital Cuiabá — de lá são apenas 100 km até a região Pantaneira, com a cidade de Poconé sendo uma das portas de entrada mais famosas para o Pantanal mato-grossense.

Já no Mato Grosso do Sul o aeroporto mais próximo é o de Campo Grande. Cerca de 200 km separam a capital de Miranda, uma das cidades bases para explorar o Pantanal no estado.

Existem transfers dessas cidades até o Pantanal, que podem ser contratados com antecedência e garantem tranquilidade para você e sua família.

O transporte na região pantaneira precisa ser feito por meio de veículos com tração 4×4, devido ao relevo alagado e instável. Portanto, não se arrisque sem conhecer a região, seguindo sem a companhia de um guia ou em um veículo sem os recursos necessários para o conforto e segurança na sua viagem.

3. Onde ficar

Ficar hospedado na melhor localização faz toda a diferença em sua viagem, facilitando os deslocamentos e proporcionando ampla visão da região como um todo. Então, para curtir a sua viagem da melhor forma, escolha ficar na cidade Poconé, que está no coração do Pantanal e dá acesso às principais atrações e passeios.

Além disso, escolha hotéis com boa infraestrutura, mesmo em um ambiente rústico, para garantir o máximo de conforto durante sua estadia. Existem na região hotéis com estrutura completa para atender com o máximo de conforto os visitantes.

4. O que não pode faltar na mala

Como as atividades no Pantanal são todas ao ar livre, alguns itens são essenciais. Leve um repelente, para não se preocupar com mosquitos, roupas leves e confortáveis, um tênis para caminhada, boné e protetor solar.

Durante a noite a temperatura pode cair, então, é importante levar também uma roupa de frio. E não se esqueça de levar uma câmera ou celular para registrar cada momento da viagem!

Se for no período de cheia, leve também capa de chuva e, se possível, um casaco impermeável. Um binóculo vai deixar os passeios para ver animais ainda mais emocionantes.

Por fim, é indispensável que você prepare para a viagem uma pequena farmácia, com itens necessários em caso de uma alergia, picada de insetos e algumas dores, por exemplo. Se tiver alguma necessidade especial em relação a medicamentos, carregue-os sempre em sua mochila.

5. Como curtir o Pantanal em família

Viajar para o Pantanal em família é uma ótima ideia. Afinal, nada melhor do que mostrar para os seus filhos a importância de cuidar da natureza conhecendo ela de pertinho, não é mesmo?

Ao explorar a região pantaneira, você vai achar atividades que agradam a família toda, como banhos de rio e observação de animais. Vejamos algumas delas a seguir:

Fazendas de criação de jacarés

Conheça uma fazenda de criação de jacarés! As crianças ficam encantadas com os filhotes, e vocês poderão chegar bem perto dos maiores e entender a importância da produção local desses animais.

Focagem noturna e passeio de barco noturno

Não deixe de fazer passeios à noite: eles garantem as maiores emoções de encontrar alguns animais de hábitos noturnos. Só não abra mão da segurança de carros devidamente equipados e guias experientes para auxiliá-lo.

Lembre-se ainda de levar um casaco um pouco mais quente, pois a temperatura costuma cair durante a noite.

Passeios a cavalo

A melhor forma de conhecer a vida pantaneira é visitar uma fazenda e realizar passeios a cavalo para admirar a paisagem e relaxar a mente e o corpo, longe da rotina e bem perto da natureza.

Enfim, com todas essas dicas, é só marcar a data no calendário e começar a se preparar para ter dias muito especiais! Viajar para o Pantanal será, sem dúvidas, uma viagem inesquecível, e você se encantará com as belezas únicas dessa região do Brasil.

E agora, se gostou do post e quer ficar sempre por dentro dos melhores conteúdos para sua viagem, aproveite para assinar a nossa newsletter e confira as próximas novidades em primeira mão!

Comments

comments



Cadastre-se para ficar por dentro das nossas promoções e ofertas





Acompanhe a Rede de Hotéis Mato Grosso nas Redes Sociais

EnglishFrenchPortugueseSpanish