Certificado de evento: online ou impresso? Veja como escolher!

Toda vez que um participante conclui as etapas de um curso, treinamento ou qualquer tipo de capacitação, a comprovação de sua participação se dá por meio de um certificado de evento. Por isso, quem trabalha com produção deve sempre estar atento a esse detalhe e providenciar a emissão desse documento.

No entanto, atualmente, se costuma disponibilizar o certificado de duas formas: online e impresso. Qual seria o melhor para a sua produção? A resposta é: depende. Para entender melhor as diferenças, preparamos esse post com algumas dicas importantes. Quer conferir e entender um pouco mais sobre o assunto? Então, continue a leitura e tome nota!

Qual a diferença entre certificado de evento online e impresso?

Certificado online

Sem dúvida, os certificados online são os mais utilizados hoje em dia, por uma infinidade de vantagens. A primeira delas é a praticidade. Afinal, geralmente são emitidos de forma automática por sistemas que enviam o documento por e-mail, com todos os dados do participante e do tipo de evento promovido.

Além disso, tem um apelo ecológico forte, pelo fato de não gastar com impressões, o que impacta, também, no orçamento. O certificado de evento online é mais seguro em casos de perda do documento, pois, certamente haverá uma cópia armazenada no sistema. Isso sem falar no quesito durabilidade.

Certificado impresso

Com todas as vantagens do certificado de evento digital, parece que os documentos impressos perderam o seu valor, não é mesmo? Não é bem assim. Como dissemos no início do texto, os dois têm os seus valores e, por isso, ambos ainda são bem utilizados. Afinal, quem não gosta de divulgar o reconhecimento de um curso ou de um treinamento?

É muito comum que empresas tenham alguns certificados importantes impressos, inclusive, alguns moldurados e destacados em quadros pelas salas da organização. Por isso, ainda é muito valido investir, em alguns casos, nessas impressões. Tudo vai depender de certos fatores, que veremos no próximo tópico. Vamos lá?

Quando é indicado emitir um certificado de evento digital e impresso?

É importante ressaltar que ambos os tipos têm seus valores e são válidos da mesma forma. No entanto, para o produtor, isso envolve alguns fatores que precisam ser considerados, como o custo de emissão e a logística de entrega para os participantes. Por esse motivo, separamos uma pequena lista para facilitar e entender quando é indicado emitir cada um deles.

Tipo de evento

Em casos de cursos frequentes e rotineiros, o mais indicado é o certificado digital. Para um treinamento mais específico e de longa duração, o impresso pode gerar um ar de maior importância, dando mais satisfação ao participante.

Público-alvo

Participantes mais conservadores e de gerações mais antigas podem valorizar mais o certificado impresso.

Tamanho do evento

Eventos muito grandes podem ter custos exorbitantes para impressão de certificados e para a entrega dos mesmos. Nesses casos, o melhor é cadastrar os dados dos participantes e investir no envio de documentos digitais.

Essas foram as nossas dicas sobre emissão de certificado de evento. Sem dúvidas, esse documento gera valor e satisfação para os participantes de sua produção. No entanto, o que define qual é o melhor tipo para a sua proposta é a questão do orçamento e da viabilidade de entrega.

Gostou das dicas? Procura um local para realizar seus eventos e com toda a estrutura necessária no Mato Grosso? Entre em contato conosco e venha conhecer nossos espaços.

Sem comentários

Os comentários estão fechados.

Cadastre-se para ficar por dentro das nossas promoções e ofertas





Acompanhe a Rede de Hotéis Mato Grosso nas Redes Sociais

EnglishFrenchPortugueseSpanish