Afinal, como relaxar nas férias e esquecer os problemas do trabalho?

Você é daquelas pessoas que não sabe como relaxar nas férias? Pois saiba que isso não é um bom sinal, nem para você nem para sua família. Afinal, todo mundo espera ansiosamente por uns dias de folga e nada mais justo que eles sejam vividos intensamente.

Mesmo sendo workaholic — expressão em inglês que significa viciado em trabalho — chega uma hora que é preciso se desvencilhar. Seu corpo e sua mente pedem por isso. Portanto, escolha um destino incrível e siga nossas dicas!

Deixe tudo programado

A melhor forma de você garantir que vai ter paz durante suas férias é deixar tudo o mais organizado possível antes da sua saída. Certifique-se de que os prazos, reuniões, pagamentos e outras demandas estejam devidamente agendados.

Além disso, é fundamental deixar alguém da sua confiança para resolver os imprevistos e supervisionar o que ficou para ser feito. Saiba que ninguém é insubstituível, inclusive você! Logo, confie, delegue, organize antes de colocar o pé na estrada!

Fique longe do celular

Atualmente, o celular é muito mais do que um objeto de trabalho. Ele faz parte até do nosso lazer. Porém, se for para usá-lo somente com a primeira finalidade, é melhor desconectar-se dele.

Se for inviável, procure consultar seu aparelho somente em alguns momentos do dia. Assim, você não se envolve tanto com os assuntos do trabalho, que vez ou outra vão chegar no e-mail ou WhatsApp da empresa.

Foque na família

Não tem coisa mais importante que sua família. É por ela que você se esforça tanto e trabalha mais do que deveria. Justamente por essa razão é que, durante suas férias, os momentos de união devem ser celebrados e vividos sem pressa.

Foque nisso e compartilhe momentos maravilhosos ao lado das pessoas que você mais ama. Certamente, eles ficarão na memória de toda a família.

Capriche no destino

Alguns lugares são mais agitados do que outros. Se tudo o que você precisa é de calmaria e de se conectar com sua essência, nada melhor do que escolher um destino que valorize seu contato com a natureza.

Praticar o ecoturismo, por exemplo, fará você esquecer todos os problemas do trabalho. Experimente fazer trilhas, mergulhar em águas termais, descobrir novos pássaros ou simplesmente caminhar em meio a florestas.

A Região Centro-Oeste, onde fica o estado do Mato Grosso, é um desses lugares onde você esquece a rotina e conhece atrativos turísticos naturais. São cachoeiras, rios, animais, ilhas com pequenas praias de areias brancas, cavernas, parques, museus e culinária típica. Impossível pensar em trabalho. Capriche no seu roteiro, o Brasil tem muito a oferecer!

Evite contar os dias para o fim das férias

Começam as férias e você já acorda contando quantos dias faltam para acabar? Até mesmo risca na agenda, em uma espécie de contagem regressiva? Saiba que essa atitude gera ansiedade e, consequentemente, estresse e cansaço mental.

Por isso, a dica é esquecer o calendário. Apenas viva um dia de cada vez e aproveite-o da melhor maneira. Para conseguir se desconectar, procure fazer atividades que exijam dedicação e foco — nada de trabalho, certo? Pode ser montar um quebra-cabeça com as crianças ou o preparo de uma receita, por exemplo.

Com isso, sua atenção estará dedicada a algo importante naquele momento e você não ficará preocupado com a passagem do tempo.

Faça uma lista de atividades

O período de férias chega rápido ao fim e é preciso curtir cada segundo. Sendo assim, a fim de aproveitar melhor o tempo, é recomendável fazer uma lista de atividades que deseja realizar. Inclua nessa relação desde a organização do guarda-roupas até a viagem para um destino diferente.

Com isso, você conseguirá que esses dias sejam mais produtivos e, no final, haverá uma sensação de prazer e satisfação. Agora, não se programar ou mesmo não fazer nada de diferente causará tédio e mal-estar, o que não combina em nada com as férias.

Esqueça o relógio

É verdade que a rotina de trabalho exige muita atenção aos prazos e ao relógio. Afinal, há hora para entrar, sair, almoçar, reunião, etc. Contudo, durante as férias, o relógio deve ser esquecido. Evite ficar olhando as horas e repetir tudo igual como se estivesse na empresa.

Pelo contrário, busque mais flexibilidade, acordar um pouco mais tarde, mudar o horário do almoço e pequenos hábitos que evidenciam o período de férias. Entretanto, se você prefere continuar acordando cedo, procure utilizar esse tempo de forma mais produtiva e com atividades diferentes. Fazer uma leitura ou caminhada pela manhã, por exemplo, são atividades muito relaxantes.

Cuide do corpo e da mente

Para relaxar realmente nas férias é indispensável cuidar do corpo e da mente. Aproveite esse período para iniciar a prática de atividades físicas — caso ainda não tenha começado — ou mesmo para mudar seu tipo de treino. Já pensou em dançar ou praticar uma luta? São ótimos exercícios para condicionamento físico e para o bem-estar geral.

Além disso, procure acalmar a mente e, assim, conseguir distanciamento dos problemas. Para isso, há muitas alternativas: meditação, técnicas de respiração, ioga, pilates ou ter contato com a natureza e sentir o ar puro. Você perceberá como ajuda a renovar as energias e seu corpo ficará mais descansado.

Evite ficar preso a metas

Um dos erros que comprometem a tranquilidade das férias é transformar esse período em uma sequência de metas a cumprir a qualquer custo. Por mais que ter planos e objetivos seja importante e esses dias longe do trabalho são perfeitos para iniciar novas empreitadas, é necessário evitar autopunição, caso algo não dê certo.

Como mencionamos, ter uma lista de atividades ajuda a otimizar o tempo. No entanto, não leve tudo a ferro e fogo. Algo saiu diferente do previsto? Relaxe e busque uma solução alternativa. Não foi possível fazer o que havia planejado? Procure se organizar e cumprir no resto no ano. O fundamental é evitar o estresse e perdoar-se, que é uma atitude indispensável para descansar.

Você percebeu como pequenas decisões fazem uma grande diferença para conseguir relaxar nas férias? Tem alguma dica esperta que funciona muito bem? Contribua com a discussão e deixe as suas recomendações aqui nos comentários!

 

Ebook - Por que escolher mato grosso para sua próxima viagem?

Sem comentários

Os comentários estão fechados.

Cadastre-se para ficar por dentro das nossas promoções e ofertas





Acompanhe a Rede de Hotéis Mato Grosso nas Redes Sociais

EnglishFrenchPortugueseSpanish