Profissão: Camareira Dia especial de quem atua com zelo e dedicação aos hóspedes

camareiras rede de hoteis mato grosso

Profissão indispensável para o bom funcionamento de um hotel, a camareira cuida da limpeza dos quartos, da troca das roupas de cama, confere o consumo de itens do frigobar e também ajuda na limpeza e organização das áreas comuns de hotéis e pousadas, mas quase não tem contato com os hóspedes. O zelo e dedicação à profissão foram reconhecidos em 2016 pelo Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis de São Paulo (Sinthoresp) com uma data comemorativa ao Dia da Camareira, em 19 de novembro.

Apesar de não existirem pré-requisitos para a profissão de camareira, a dedicação e a vontade para trabalhar na limpeza e manutenção de quartos talvez sejam os pontos mais importantes e ressaltados pelas profissionais. “Para quem tem vontade de ingressar na área o mais importante é a dedicação, pois não há nada que não possamos aprender”, afirma a governanta do Hotel Mato Grosso Águas Quentes, Deyse Aparecida Cruzeiro Ferreira. Ela é a responsável pelas colegas camareiras do estabelecimento localizado há cerca de 85 km de Cuiabá, na Serra de Vicente.

A função de liderar as oito colegas camareiras que atuam no hotel é um aprendizado diário para a profissional, que tem a responsabilidade de deixar o ambiente sempre limpo e organizado. “São pessoas maravilhosas que atendem tudo o que é pedido, e isso deixa o ambiente de trabalho super tranquilo para todas nós”, ressalta a governanta.

Camareira há 35 anos, Fátima Paz dos Santos, 58, se despede do hotel ainda neste mês de novembro quando se aposenta da profissão. “Sou muito grata pela oportunidade de trabalhar há tanto tempo como camareira. Construí uma vida no trabalho e saio muito feliz e realizada”, comemora Fátima, que atua há 30 anos na Rede de Hotéis Mato Grosso, 17 desses no Mato Grosso Palace Hotel e 13 no Águas Quentes, sendo uma das funcionárias mais antigas da rede.

A governanta do Mato Grosso Palace Hotel, Eliane Maria de Pinho Falcão, de 62 anos, também é apaixonada pela profissão. Atua há mais de 30 anos, sendo 22 deles no Paiaguás Palace Hotel. “Meu primeiro emprego foi na Rede de Hotéis Mato Grosso, trabalhei no Paiaguás, depois voltei para o Palace e são muitos anos de aprendizado. Criei minha família, meus filhos e hoje tenho netos, sou muito grata pelo meu trabalho”, declara Eliane. Ela é responsável por 13 funcionários, sendo nove camareiras (Maria Barbosa, Rosângela Pedrosa, Maria Aparecida, Lúcia, Edna, Maria Damásio, Julieta, Gina e Joana D’arc), duas profissionais da limpeza (Andréia e Gláucia) e dois colaboradores da manutenção (Ivan e Arlindo).

Eliane afirma ainda que o sucesso para tantos anos na mesma empresa se deve ao fato da Rede de Hotéis ser administrada por uma família. “O ambiente sempre foi muito bom. Aqui temos mãe, filhos, irmãos e netos. Só tenho a agradecer pela oportunidade e generosidade, inclusive meu filho, José Luiz, também trabalha no hotel hoje”, conclui.

Já para a camareira Julieta Souza de Almeida, 53, a valorização do trabalho é muito importante para continuar a desempenhar bem a função. “Trabalho há 18 anos no Mato Grosso Palace Hotel e gosto muito do que faço. Acredito que eu e minhas colegas somos valorizadas pela empresa e isso nos motiva”.

Outra que tem 18 anos de casa é Marlene Maria de Deus. Carinhosamente chamada de “dona Marlene”, a camareira sempre atuou no Hotel Mato Grosso Águas Quentes e junto com as demais companheiras de profissão abre coro ao ressaltar as qualidades e as oportunidades oferecidas pela administração.

“Somos todas muito gratas pelas oportunidades que o hotel sempre nos deu. Ser camareira na Rede de Hotéis é muito especial, amamos nossa profissão e sempre cuidamos com muito carinho dos nossos clientes”, declarou dona Marlene, com apoio em uníssono das colegas de trabalho Cleonice Sonque, Nilza Aparecida, Célia da Silva, Fernanda Mendes, Maria Ribeiro Silva e Andréia Vital. Todas atuam há anos no hotel, sendo a mais nova no grupo Andréia, com um ano na empresa.

Hoje, a Rede de Hotéis Mato Grosso emprega cerca de 50 camareiras. Para a diretora de Marketing do grupo, Adriana Aires, apesar do pouco contato com os turistas, elas têm a sensibilidade de enxergar as preferências dos hóspedes e deixar o cômodo organizado, mantendo o nível de atendimento e qualidade exigidos pelos clientes.

“Temos o maior reconhecimento pelas nossas camareiras, essas profissionais tão importantes a hotelaria. A elas transmitimos todo respeito e motivação para que possam continuar prestando o melhor serviço aos nossos hóspedes. Para a todas as camareiras da Rede de Hotéis Mato Grosso pelo seu dia”, destaca a diretora.

 

Sobre a Rede Hotéis Mato Grosso

A Rede de Hotéis Mato Grosso é pioneira em Mato Grosso, atuando há 54 anos no estado. O grupo é forma por seis unidades: Hotel Mato Grosso, Mato Grosso Palace Hotel, Hotel Mato Grosso Águas Quentes, Pantanal Mato Grosso Hotel, Paiaguás Palace Hotel e Hotel Fazenda Mato Grosso. O quadro de colaboradores abrange mais de 300 pessoas, alguns atuantes desde o início da empresa. Conheça mais sobre a Rede de Hotéis no site: www.hotelmt.com.br.

Sem comentários

Postar um comentário

Cadastre-se para ficar por dentro das nossas promoções e ofertas





Acompanhe a Rede de Hotéis Mato Grosso nas Redes Sociais

EnglishFrenchPortugueseSpanish