Confira 4 dicas de como dar feedback para a sua equipe!
Pode ser depois de um resultado de alguma atividade ou devido a algum tipo de comportamento do funcionário, sempre surge aquela dúvida: como dar feedback sem constranger a pessoa?
Certamente, quando a missão é apenas dar um retorno positivo sobre algo, tudo se simplifica. O problema está justamente no oposto! Como dar feedback em caso de críticas, conselhos, melhoramentos ou, até mesmo, aquele velho “toque” de amigo? Por isso, preparamos este post com 4 dicas infalíveis para você passar a mensagem à sua equipe, de forma assertiva! Vamos conferir?
4 formas infalíveis de como dar feedback à equipe
1. Monte um roteiro
Isso mesmo! A melhor forma de dar feedback é estando preparado sobre o assunto e, de preferência, seguindo um roteiro preestabelecido. Isso ajuda a conversa ganhar um rumo e a atingir o seu objetivo final. No entanto, nada de prolixidade, ok? Sempre tenha foco na ação principal e permita que a pessoa se sinta à vontade para comentar, responder e passar a visão dela.
2. Crie um ambiente confortável
O local da conversa faz toda a diferença de como dar feedback, seja ele positivo ou negativo. É importante que o local esteja em sintonia com o colaborador que receberá a mensagem. Aliás, é bom lembrar que esse momento não é hora de dar ordens ou mostrar superioridade. Busque sempre uma postura de igualdade e se disponha a ouvir a outra parte.
3. Comece pelos pontos fortes
Uma estratégia legal de como dar feedback é iniciar a conversa, citando os pontos fortes do colaborador, seus resultados positivos e, gradualmente, chegar ao ponto em que é preciso melhorar e ter mais atenção.
Isso funciona porque, naturalmente, um feedback gera uma pequena ansiedade, pressão e incerteza para o colaborador sobre o que será tratado ali. Portanto, começar dessa forma quebra um pouco essa sensação e dá mais tranquilidade ao funcionário.
4. Seja assertivo com as informações
O papel de quem vai passar o feedback é de orientar, sempre. Por isso, é fundamental que essa pessoa tenha total conhecimento sobre aquilo que vai transmitir ao outro colaborador e, principalmente, que tenha certeza de todas aquelas informações. Sendo assim, baseie-se sempre em números, resultados, relatórios e dados confiáveis antes de iniciar qualquer ação.
Isso vale também quando o feedback seja positivo. Já imaginou comemorar, elogiar e parabenizar o resultado de uma equipe e, depois de alguns dias, descobrir que aqueles dados estavam errados? É preciso muita atenção a isso!
Enfim, essas foram 4 dicas básicas de como dar feedback, independentemente do assunto. Com elas fica mais fácil focar em um objetivo e traçar um rumo para a conversa junto à equipe e, consequentemente, não causar nenhum constrangimento àquele que ouve. Por fim, é importante lembrar que todo feedback deve ser construtivo e sempre com foco em melhorias, no desenvolvimento e na produtividade. Nunca de forma agressiva ou punitiva!
Curtiu o nosso post? Quer ficar por dentro de muitas outras dicas? Então, não deixe de seguir nosso Facebook, Instagram e Twitter para acompanhar os próximos artigos!
Os comentários estão fechados.