Pantanal
O paraíso brasileiro

Você já parou para pensar no quanto que você conhece do nosso país? O Brasil é um país imenso, rico na sua biodiversidade e culturas regionais, há muito o que conhecer e se surpreender, e um dos locais mais incríveis que você poderá conhecer em nosso país é o Pantanal.

O Pantanal é um lugar encantador com fauna e flora únicos que surpreendem por sua beleza e diversidade. E o Pantanal Mato-grossense, pode ser uma ótima opção para você explorar o que nosso país nos oferece de mais belo.

 

Conheça um pouco mais do nosso Pantanal Mato-grossense:

Pantanal Mato-grossense

O Pantanal Mato-grossense compreende o sudoeste do Mato Grosso, o oeste do Mato Grosso do Sul, e uma parte do Paraguai e Bolívia, é considerada a maior planície de inundação do planeta! Localizado em uma região de altíssimo índice pluviométrico, ou seja, chove bastante permitindo assim a fertilização do solo com uma camada de húmus formado por restos de animais e vegetais. A época de cheia dos rios e maior chuva, ocorre entre os meses de novembro a abril.

Vida animal no Pantanal

Ao longo do Pantanal é possível encontrar uma diversidade incrível de mamíferos, anfíbios, répteis e aves. Os jacarés são um dos principais animais deste território, e exercem uma função muito importante no ecossistema, eles são responsáveis pelo controle na quantidade de peixes, inclusive piranhas muito comuns nesta região.

Devido à abundância de alimentos, é possível encontrar uma boa quantidade de animais provenientes do cerrado. Conheça alguns dos animais mais comuns na região:

Mamíferos: capivaras, veados, lobo-guará, porco-do-mato, macaco-prego, anta, tamanduá, bicho-preguiça, cervo-do-pantanal, quati, suçuarana, tatu e a tão admirada onça-pintada.

Répteis: jibóia, sucuri, cobra-d’água, camaleão, jabuti, cágado, jacaré.

Peixes: pacu, dourado, pintado, curimbatá, jaú, piau, piranha, cachara.

Aves: tuiuiú, arara-azul-grande, tucano, periquito, garça-branca, beija-flor, gavião, papagaio, jaburu, socó, seriema, ema.

A Flora

Assim como na vida animal, a riqueza de diversidade se repete quando falamos da sua flora, são diversas espécies de árvores, flores, frutos e ervas. Nas regiões mais altas do Pantanal, podemos encontrar árvores de grande porte, tais como ipês, figueiras, aroeiras.

Já nas planícies encontramos uma vegetação gramínea, nas intermediárias encontra-se a vegetação rasteira e pequenos arbustos.

Turismo no Pantanal – O que fazer?

Passeios de Barco

Ir ao Pantanal e não fazer um passeio de barco, é o mesmo que ir ao litoral e não tomar banho de mar. Há muitas opções de passeios, de barcos luxuosos a barcos à remo. Os pantaneiros que realizam tais passeios são grandes conhecedores da região, e tem olhos treinados para encontrar animais como aves e jacarés. Assistir ao por do sol enquanto navega no rio, certamente é uma experiência fantástica! É possível contratar esse tipo passeio em hotéis.

Focagem noturna

A focagem noturna é um dos passeios mais comuns no Pantanal, e pode ser feita de barco ou carro. Como muitos animais possuem hábitos noturnos, a única forma de observá-los é visitando o seu habitat no período da noite. Alguns dos animais que você poderá encontrar na focagem noturna são: jacarés, lobos e a famosa onça pintada.

Cavalgada

Durante o período de seca, um dos principais passeios consiste na cavalgada na região. Durante o passeio é possível observar de perto a fauna e a flora local, e também conhecer uma das mais extensas criações de gado do país.

Pesca esportiva

Pescar no Pantanal certamente é o grande sonho dos admiradores dessa atividade, mesmo para aqueles que não estão acostumados à pesca, estar à bordo de um barco nas águas pantaneiras, sempre será uma experiência emocionante, com a possibilidade de conhecer uma grande diversidade de peixes que só podem ser vistos na região.

Desbravando a Transpantaneira

A Transpantaneira possui 145 km de terra batida, com abundância de fauna e flora para todos os lados, o que a torna um verdadeiro paraíso para os amantes da natureza. A estrada foi criada na década de 70, época do milagre econômico, mas perdeu sua principal função que era se tornar uma rodovia.

Você irá se surpreender com a variedade de animais e plantas que irá encontrar pelo caminho, seja desbravando o percurso inteiro, ou percorrendo alguns trechos, a experiência é enriquecedora, e renderá belas fotos e muitas recordações.

Depois de conhecer essa terra tão fértil, com cultura marcante e culinária deliciosa, você certamente irá voltar mais vezes, pois a cada passeio sempre terá uma nova experiência, um novo olhar. São momentos para levar na memória para a vida inteira, paisagens incríveis que farão você se desligar completamente da sua rotina de cidade grande, e aprender a admirar a natureza e simplicidade que só o Pantanal poderá te oferecer.

Quer conhecer de perto tudo isso?

Venha nos visitar no Pantanal Mato Grosso Hotel, e viva dias inesquecíveis no verdadeiro paraíso brasileiro!

Assine nossa Newsletter





Acompanhe a Rede de Hotéis Mato Grosso nas Redes Sociais

EnglishFrenchPortugueseSpanish