Saiba agora quais destinos não podem faltar no mochilão pelo Brasil

Você já pensou em fazer um mochilão pelo Brasil? Nosso país é tão grande e diverso que dá para montar vários roteiros incríveis em cada região. Norte, Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste possuem atrativos para todos os gostos e bolsos.

Em comum, todos eles vão proporcionar experiências únicas e paisagens estupendas, sensações imprescindíveis quando a viagem é de imersão. E nem pense que mochilão é somente para aqueles que querem colocar uma mochila nas costas e economizar o máximo possível. Na verdade, fazer uma viagem nesse estilo mais desprendido é vivenciar a cultura local de forma genuína e autêntica. Tem luxo maior do que isso?

Na hora de montar o roteiro do mochilão pelo Brasil, tem destinos que não podem ficar de fora. Veja quais são:

Serras do Sul

Vamos começar pelo cantinho mais europeu do nosso Brasil: as serras dos estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Esse mochilão é ideal para ser feito durante o inverno, assim você vai aproveitar ainda mais as tradições e gastronomia locais.

Você pode percorrer as cidades de Gramado, Bento Gonçalves, Canela, Nova Petrópolis, Caxias do Sul, Bom Jardim da Serra, Lages, São Joaquim, Urubici, Urupema e Bom Retiro. Montanhas, vales, vinhedos, festivais, lagos, florestas de araucárias, mirantes, neblina e (com sorte) até neve podem ser alguns dos privilégios de quem se dispõe a fazer um mochilão por essa região.

Praias do Nordeste

Se o Sul combina perfeitamente com o inverno, para onde ir no verão? O Nordeste brasileiro é a terra do sol e do calor. Um mochilão pelo Brasil sem incluir esse pedaço ensolarado seria quase imperdoável.

A Rota das Emoções é uma das inúmeras opções da região. Ela abrange os estados do Ceará, Piauí e Maranhão, e passa por 15 localidades: Fortaleza, Jericoacoara, Lagoa Azul, Duna do Pôr do Sol, Luís Correia, Cajueiro da Praia, Ilha Grande, Parnaíba, Mandacaru, Caburé, Santo Amaro, Atins, Bethânia, Barreirinhas (que dá acesso aos Lençóis Maranhenses) e São Luís.

Praias, dunas, lagoas, mangues, gastronomia e uma cultura exuberante vão fazer os seus dias no Nordeste mágicos. Pense em um mochilão arretado!

História do Sudeste

O estado de Minas Gerais guarda tantas histórias que dá para fazer um mochilão completo somente nesse território do Sudeste. Ouro Preto, Brumadinho, São João Del Rey, Congonhas, Diamantina, Mariana, Tiradentes e Santa Bárbara são alguns dos destinos que você pode conhecer.

Prepare-se para mergulhar na história marcante do nosso país, nas suas tradições e na gastronomia surpreendente. Museus, igrejas, ladeiras, arte, acervo arquitetônico e belezas naturais são alguns dos atrativos das cidades históricas de Minas Gerais. Ô trem bão!

Dunas do Norte

Jalapão. Guarde esse nome e saiba que você precisa conhecer algum dia essa região do Tocantins que é destino perfeito para um mochilão pelo Brasil.

Os destaques do lugar são as suas dunas laranjas, chapadões e clima de savana. A água também é abundante, com corredeiras, cachoeiras e nascentes.

Para um mochilão espetacular, visite o Fervedouro, a Cachoeira do Formiga, a Serra do Espírito Santo, a Cachoeira da Velha, as Dunas do Jalapão e a Prainha do Rio Novo.

Pantanal do Centro-Oeste

Um quarteto de cidades do Mato Grosso faz desse roteiro imperdível: Cáceres, Poconé, Barão de Melgaço e Cuiabá. O Pantanal norte tem trilhas, cachoeiras, grutas, cavernas, rios, observação de aves e bichos selvagens.

Os números são impressionantes: 263 espécies de peixes, 463 tipos de aves, 132 mamíferos, 113 répteis distribuídos em 150 mil quilômetros quadrados de natureza viva e preservada.

A infraestrutura do Pantanal é admirável. São hotéis, complexos de lazer, guias profissionais e passeios deslumbrantes. Sem dúvida, uma experiência marcante.

Não faltam opções de destinos para fazer um mochilão pelo Brasil, pois ele é magnífico. Quais são os seus lugares preferidos? Veja 5 motivos para continuar viajando pelo nosso país.

Comments

comments



Assine nossa Newsletter





Acompanhe a Rede de Hotéis Mato Grosso nas Redes Sociais

EnglishFrenchPortugueseSpanish